Bebê de 1 ano recusa mamadeira e aceita cuia de chimarrão em Porto Alegre
Com a penas 1 ano e 10 dias, a pequena Nicole Krug, de Porto Alegre, já cultiva as tradições gaúchas. Os pais da bebê flagraram o momento em que ela recusa uma mamadeira de leite, e pede pela cuia de chimarrão. O vídeo foi postado pela família em redes sociais. Veja acima.
O pai Lucas Batista contou ao G1 que mesmo antes de completar um ano, Nicole já pedia para tomar mate.
"O mesmo chimarrão que eu faço pra nós, eu faço pra ela", conta o pai.
Percebendo o interesse da bebê pelo chimarrão, a família resolveu comprar um kit com cuia e bomba personalizado para pequena.
"O chimarrão faz parte da rotina aqui em casa, de manhã, meio-dia e de tarde. Pra nós é muito gratificante que ela goste e tome o chimarrão com a gente. A tradição tem que se passar de geração em geração", afirma Lucas.
Entre as substâncias encontradas na erva-mate está a cafeína. De acordo com a pediatra Mariana Zardo, o chimarrão não é saudável para bebês.
"A cafeína só é permitida após os dois anos. Cafeína é estimulante. Então, pode alterar o sono, acelerar batimentos cardíacos, entre outros efeitos. Além disso, não é adequado não dar leite nesta idade, o cálcio vai fazer muita falta, e deverá ser reposto em forma de suplemento", explica.
Segundo o estudo publicado no periódico científico "Journal of Caffeine Research", mulheres que estão amamentando devem evitar a ingestão de bebidas ricas em cafeína, como chá preto, café, mate e alguns refrigerantes, especialmente, durante as duas primeiras semanas de vida do bebê. Os cientistas explicam que o efeito da cafeína pode ser cumulativo no organismo das crianças, potencializando seus efeitos adversos posteriormente.