Grêmio perde para o Ceará e segue na zona de rebaixamento do Brasileirão
O Grêmio foi ao Castelão sem quatro titulares e, na tentativa de se recuperar no Campeonato Brasileiro, sofreu uma nova derrota. Desta vez, para o Ceará, por 2 a 1. A equipe de Renato Portaluppi soma apenas dois pontos no torneio, e é o penúltimo colocado na tabela, à frente apenas do Vasco — mas com a mesma pontuação. Já está 11 pontos atrás do líder, Palmeiras, em uma campanha constrangedora até aqui.
Na quarta-feira (22), o Grêmio estreará na Copa do Brasil, diante do Juventude, no Estádio Alfredo Jaconi, em partida de ida pelas oitavas de final do torneio. No sábado, em casa, a equipe volta ao Brasileirão, recebendo o Atlético-MG — sem Matheus Henrique, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
Depois de cinco minutos de pressão cearense, o que rendeu um cartão amarelo ao lateral Juninho Capixaba, o Grêmio tentou reagir no jogo. Porém, com Everton e Matheus Henrique marcados, a equipe de Renato Portaluppi não conseguia dar sequência às jogadas. O Ceará agradeceu e, aos 10 minutos, envolveu toda a defesa gremista, até que a bola chegasse a Sobral que, de calcanhar, ajeitou para o gaúcho Ricardinho bater seco, no canto direito de Paulo Victor.
O gol incendiou a torcida local, que foi ao Castelão desconfiada com a sua equipe. Mas foi aí que o Grêmio cresceu. Como o time de Enderson Moreira recuou, a fim de resguardar o resultado, e na tentativa de ampliar o escore, em um contra-ataque, o Grêmio partiu para cima. As conclusões a gol, porém, ainda eram demasiadamente suaves para buscar o empate.
Vestindo uma camisa polo, da cor amarelo-arbitragem, o técnico gremista não parava de gesticular e de pedir maior agressividade ofensiva a sua equipe. O Grêmio havia equilibrado as ações. E o Ceará rezava por um contra-ataque. E ele aconteceu aos 23 minutos, Sobral outra vez fez a diferença. lançou Galhardo, que invadiu a área, bateu cruzado, venceu Paulo Victor, e contou com mais um dos azares de Michel que, na tentativa de salvar, fez gol contra.
Apesar da desvantagem de 2 a 0, o Grêmio seguiu no ataque. Aos 30 minutos, uma vez mais a equipe contou com o seu virtuose: Everton. Em lance individual, o atacante da Seleção Brasileira bateu da entrada da área, sem chances para o goleiro Richard. O Grêmio conseguia se manter no jogo. Apesar do esforço, e dos sete minutos de acréscimo, devido à lesão do goleiro cearense, o intervalo chegou com a vitória parcial dos locais.