Professor reforma cadeiras de rodas, andadores e muletas para empréstimo em Pelotas
O tempo do professor de português Denis Romagnoli é dividido entre lecionar e reformar itens de acessibilidade. Isso porque, um dia, ele encontrou uma cadeira de banho descartada em um Ecoponto de Pelotas, no Sul do estado, e resolveu reformá-la. O resultou agradou.
"Eu lixei, soldei, pintei, reformei e botei pra doação no meu Facebook. Algumas pessoas viram, e começaram a me pedir, outras viram e começaram a me oferecer cadeiras de rodas e muletas para eu reformar e doar. Foi assim que começou", lembra.
Aquela primeira cadeira de banho reformada e doada se multiplicou e hoje são 30 unidades disponíveis. E tem mais, entre cadeiras de rodas, muletas e andadores são 20 unidades de cada item no acervo de Denis.
"No início fazia doações, mas com o tempo comecei a fazer empréstimos responsáveis. A pessoa assina um contrato, um termo de compromisso no qual ela se responsabiliza a cuidar do bem e me devolver conforme ela não estiver mais precisando", explica o professor.
A proposta está ganhando público: só nesta semana cinco itens foram emprestados por Denis. Um deles foi uma cadeira de rodas para o sobrinho de Elizete Born, que se acidentou.
"Quem nos passou o contato do Denis foi uma enfermeira da Santa Casa. O Denis nos procurou, foi no quarto do meu sobrinho e disse que ele fazia essas doações e emprestou a cadeira. Um gesto muito lindo, gratidão imensa por esse senhor", afirma Elizete .
Percebendo a grande demanda por cadeiras de banho e andadores, o professor foi procurar instruções de como construir esses itens. Usando o material PVC, ele passou a produzir as primeiras unidades.
Não há critérios específicos e nem tempo máximo de empréstimo, afirma. A maior parte das solicitações são feitas por meio das redes sociais de Denis.
"Eu deixo a critério de cada um. Fazer o bem, sem olhar a quem".