Suspeitos são presos em operação contra homicídios e ameaças de toque de recolher em Viamão
A Polícia Civil faz, na manhã desta sexta-feira (28), uma operação contra grupos criminosos suspeitos de cometerem homicídios e ameaças de toque de recolher em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Até as 8h, duas pessoas haviam sido presas.
Conforme as autoridades, dois homicídios ocorreram no mês de julho na cidade. Duas quadrilhas rivais começaram a se ameaçar, causando um grande sentimento de insegurança na região da Rua Recanto da Lagoa, em Viamão.
"Nós obtivemos durante as investigações algumas imagens, que circularam em aplicativos de mensagem, em que esses criminosos começam a ameaçar a população, que vão matar todas as pessoas que estiverem na rua", afirma o delegado Guilherme Calderipe.
Estão sendo cumpridas, nesta sexta, 20 ordens judiciais, sendo 17 de busca e apreensão e três de prisão. Segundo a polícia, os crimes são resultado de uma disputa entre facções rivais pelo controle de pontos de tráfico de drogas.
"Pelas investigações, vários criminosos estariam residindo aqui [Recanto da Lagoa], e esse seria o motivo da disputa pelas facções. Uma facção rival estaria querendo dominar essa região", acrescenta o delegado.
Toque de recolher
A Polícia Civil teve acesso a áudios e vídeos, divulgados em grupos de mensagem, em que os criminosos ameaçavam a população.
"Já tem o toque de recolher e, seguinte, quem tiver na rua, nós vamos 'picar' bala", afirma um dos suspeitos em um áudio.
Em outra gravação, ele fala que o ponto de drogas do local é da facção que ele faz parte, ameaçando um grupo rival.
"Quem tiver na boca, a boca é nossa. [...] 'Peguemo' o amiguinho de vocês, e vamos pegar outro".
Moradores também compartilharam áudios pedindo para as pessoas não entrarem no Recanto da Lagoa, pois poderiam acabar sendo baleadas devido às ameaças.