Natal Luz de Gramado cancela espetáculos presenciais em razão da pandemia de coronavírus
A organização do 35º Natal Luz de Gramado, na serra gaúcha, anunciou o cancelamento dos espetáculos presenciais do evento, em razão da pandemia de coronavírus. Depois de 34 anos, essa vai ser a primeira vez da festa sem as tradicionais atrações.
Por meio de nota, a Gramadotur, autarquia municipal responsável pela festa, explicou que ao longo dos últimos meses, trabalhou com simulações em diversos cenários, ao lado de médicos e comunidade científica, buscando viabilizar a realização dos espetáculos.
"Temos o compromisso de cuidar de pessoas. A decisão, tomada por unanimidade pelo nosso Conselho de Administração, foi objeto de força maior: diante da ausência de deliberações do Estado e dos prazos necessários à licitação e execução da estrutura dos espetáculos, a não-realização destes espetáculos não se apresentou como uma escolha", explica a nota.
Ainda de acordo com a autarquia, mais de 50 municípios são impactados pelo evento, e esperavam no evento retomar a economia da crise causada pela pandemia.
“Trata-se de uma matéria técnica e científica. Não podemos ir contra as manifestações científicas e promover eventos que possam contribuir para disseminação do coronavírus. Lamentamos ter que tomar esta decisão”, destaca o prefeito da cidade, Fedoca Bertolucci.
A decoração da cidade, outra grande atração da festa, será mantida e já está sendo preparada. De acordo com a Gramadotur, uma pesquisa nacional indicou que a expectativa de quase 80% do público é que "a cidade esteja lindamente decorada", e para quase 70% das pessoas, "Gramado por si só, já é atração".
No último ano, mais de 2,3 milhões de pessoas visitaram a cidade nos 81 dias de programação. As atrações reuniram mais de 500 artistas. As pagas, como o Show do Lago, Desfile de Natal e Teatro Musical venderam 204 mil ingressos.