Agronegócio


Nesta quinta-feira será lançada frente em defesa dos produtores de tabaco

De acordo com o coordenador, deputado Zé Nunes (PT), o objetivo da frente é promover um maior debate sobre o setor produtivo, construir propostas de políticas públicas de fomento, assistência técnica e garantia de comercialização do produto.
03/09/2020 Gabinete Deputado Zé Nunes

Na Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (03), será instalada a Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores e Produtoras da Cadeia Produtiva do Tabaco. Estarão participando do movimento, vinte e dois deputados estaduais gaúchos.

De acordo com o coordenador, deputado Zé Nunes (PT), o objetivo da frente é promover um maior debate sobre o setor produtivo, construir propostas de políticas públicas de fomento, assistência técnica e garantia de comercialização do produto. 

Ainda segundo o parlamentar, a importância socioeconômica do tabaco para toda a Região Sul do Brasil é indiscutível, em especial no Rio Grande do Sul. “O cultivo do tabaco, como base da economia, está presente em aproximadamente 220 municípios, sendo cultivado em 130 mil hectares, por 75 mil famílias e faz circular aproximadamente R$ 1,2 bilhão de recursos no Rio Grande do Sul”, declarou.

A criação da Frente foi um dos encaminhamentos da audiência pública realizada final do mês junho, quando os produtores, frustrados com o baixo índice de reajuste e com o método de classificação do tabaco adotado pelas empresas, alegaram não ter como arcar com compromissos com instituições financeiras e nem efetivar a próxima safra, e manifestaram que queriam ser ouvidos na classificação do produto e no levantamento de custos.

O tabaco teve participação de 10% no total das exportações no Rio Grande do Sul. Os municípios de Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires possuem o maior número de empresas do setor, constituindo o maior complexo de processamento de tabaco do mundo.

A partir das 19 horas, todos podem participar acessando o link.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhwolce

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiakwolce

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS