Pancadas de chuva causam alagamentos, deslizamento de terra e bloqueio de rodovia no RS
A madrugada da quinta-feira (10) foi marcada por temporais espalhados por cidades do Rio Grande do Sul. Segundo informações da Somar, as pancadas de chuva vieram acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento, acumulados altos de água e granizo.
Segundo a Defesa Civil, os ventos chegaram a 70 km/h no aeroporto Salgado Filho. Diversos pontos ficaram alagados, e segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), equipes de fiscalização e manutenção elétrica estão nos pontos mais críticos e com mais risco de acidentes para monitorar a circulação dos veículos.
A queda de granizo foi registrada em diversas cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre e também na serra gaúcha.
A estação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) de Porto Alegre registrou acumulado 30 mm, a média para setembro 141,5 mm. Ou seja, só nesta madrugada, choveu mais de 20% da média do mês todo.
Deslizamento de terra em Porto Alegre
No bairro Partenon, Zona Leste da Capital, o deslizamento de terra causado pela chuva atingiu o muro de uma casa. Segundo os moradores, o desabamento da construção aconteceu por volta das 3h da manhã.
O Corpo de Bombeiro esteve no local e recomendou a interdição de um cômodo da casa ao lado de onde aconteceu o deslizamento. Ninguém ficou ferido.
Bloqueio da ERS-040
A queda de uma árvore causou o bloqueio total da ERS-040, em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Pouco depois da meia-noite, uma mulher, de 30 anos, se acidentou ao atingir a árvore com o carro. Ela não ficou ferida.
A rodovia chegou a ficar interditada até o início da manhã desta quinta-feira (10), pouco antes das 7h foi liberada.