Geral


Moradores relatam tremores de terra em Gramado; engenheiro diz que vibrações são normais

Professor de engenharia da UFRGS afirma que período de cheias após seca pode explicar as ocorrências. Prefeitura nega que haja detonações irregulares com explosivos.
10/09/2020 G1

Moradores de Gramado, na serra gaúcha, percebem tremores de terra desde 21 de agosto, e muitos se assustaram com a força do abalo na noite de terça-feira (9). No entanto, segundo a prefeitura, são movimentos naturais de placas rochosas e que não causaram nenhum dano mais grave na cidade.

Foram pelo menos 10 registros em cinco dias diferentes feitos pela Defesa Civil. O local mais atingido é o bairro Piratini. A empresária Iria Pinto, moradora da localidade, diz que precisou deixar a casa correndo, às 22h30, após o estrondo.

"Parecia que foi embaixo da minha casa e do meu vizinho. A casa é de estrutura antiga, parede dupla, e sacudiu. Não adianta acontecer uma tragédia e depois dizer que é uma fatalidade", afirma.

Já a caixa Graciela Ecker afirma que há rachaduras em sua casa e até vidros quebrados na residência de sua mãe causados pelos abalos. "São estrondos fortes, altíssimos. Chega a vibrar a casa. Um tremor bem intenso", descreve. "Nosso sentimento, agora, é medo", completa.

Moradora do Centro, Natália de Castilhos diz que não percebeu nenhum tremor, mas está preocupada com os relatos de conhecidos e a falta de informação sobre o assunto. "A gente tá preocupada que aconteça uma tragédia, porque o bairro Piratini é um bairro com muitas casas", diz.


Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Janovik materiais de ConstruçãoBetty Unhas

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS