Asilo de Gramado registra quatro mortes de moradores por Covid-19
Um asilo de Gramado, na serra gaúcha, registrou quatro mortes de moradores nesta semana. Os óbitos aconteceram entra a quarta-feira (9) e a sexta (11).
Conforme o Centro de Operações de Emergência do município, os primeiros casos foram registrados no Santa Ana Residencial Geriátrico no dia 3 de setembro. Segundo a direção da instituição, moradores e equipes foram testados.
Vinte pessoas, entre residentes e funcionários, testaram positivo. Entre eles, seis estão internados no Hospital de Gramado.
A direção do residencial ainda informou que desde março adota medidas de precaução, como o distanciamento entre os idosos, proibição de visitas e higienização. A Vigilância Sanitária acompanha a situação do local.
Mais de 1,6 mil idosos já foram contaminados em asilos no Rio Grande do Sul. Destes, 277 morreram.
A Secretaria de Saúde informa que a testagem em massa de asilos foi priorizada, tanto entre os profissionais quanto entre os residentes. Além disso, também informa que criou protocolos de segurança específicos e tem acompanhado de perto todos os casos, inclusive na fiscalização das normas.
Santa Maria também tem surto em asilo
Santa Maria, na Região Central, o maior asilo do estado teve dois casos de coronavírus confirmados nesta semana. Outros 41 casos suspeitos, de pessoas com sintomas, são investigados. Mais de 150 senhoras moram no local.
Os testes foram feitos na segunda (7) e os resultados ainda não chegaram. Segundo a Vigilância em Saúde, a previsão é que cheguem "o quanto antes".