Dom Feliciano


Registros de notas falsas de dinheiro em comércios em Dom Feliciano

Para evitar cair no golpe, separamos algumas dicas de como identificar notas falsas
15/09/2020 Donfa News / Beatriz Centeno

Nesta terça-feira (15), houve registros de notas falsas de dinheiro em comércios no Município de Dom Feliciano. As notas eram de R$100,00 (Cem reais). É pedido que a população tome cuidado e para evitar cair no golpe, separamos algumas dicas de como identificar notas falsas:

1. Marca D'água

Primeiramente, a marca d’água é o detalhe mais importante para se observar. No entanto, antes de tudo saiba que cada cédula é de uma forma, pois cada uma é composta por seu animal nativo e a numeração correspondente ao valor da nota nova. Além disso, o valor da nota também aparece na marca d’água.

Contudo, as cédulas de 1994 a 2010 são diferentes das de 2010 em diante. Ou seja, se a sua nota for de 1994 à 2010 você irá analisar da seguinte forma: primeiramente, segure a nota contra a luz e observe na área clara da cédula.

Logo após, você irá enxergar nas notas no lado esquerdo os desenhos que representam a República ou a Bandeira Nacional, em tons que variam do claro ao escuro. Por isso, se não tiver esta marca, a nota será falsa.

Enquanto as notas de 2010, você irá segurar a cédula contra a luz, olhando na parte frontal da nota, que é o lado que contém a figura da República. Logo após, você irá observar na área clara as figuras que representam animais, em tons escuros e claros.

2. Elemento de segurança escondido 

Primeiramente nas cédulas de 1994 à 2010 você irá observar a imagem oculta, no caso você irá olhar a frente da cédula da Primeira Família, que no caso é o lado que contém a numeração, a partir do canto inferior esquerdo. No entanto, se você colocar a nota na altura dos olhos, sob luz natural as letra BC aparecerão.

Enquanto as cédulas a partir de 2010 você irá colocar a frente da nota na altura dos seus olhos, na posição horizontal, tem que ter bastante luz no local. Logo depois, você irá observar o número correspondente ao valor dentro do retângulo, no lado direito da cédula.

3. Textura da Nota

Basicamente, o papel moeda é mais espesso e mais áspero do que o papel comum, então você já irá perceber uma diferença quando pegar nele. Contudo, a impressão possui um relevo na figura da República, onde está escrito “BANCO CENTRAL DO BRASIL”.

Além de, sentir também um alto relevo nos números do valor da cédula e na ilustração do animal. Com o tato você irá sentir bem as diferenças citadas.

4. Símbolo das Armas Nacionais 

Como vocês podem perceber as cédulas quase todas você precisa observar ela contra a luz. E nesse caso não será diferente, pois colocando a cédula contra a luz você deve primeiramente notar à direita, o símbolo das armas nacionais, os quais são impressos nos dois lados.

Em vista disso, você irá observar se o desenho se encaixa exatamente no mesmo lugar no outro lado. Caso não esteja no lugar certo, a nota então poderá ser falsa.

5. Faixa Holográfica

Nesse caso, você irá fazer movimentos leves, e observar a frente da cédula à esquerda. Levando a nota de 50 reais como exemplo, você irá observar o elemento holográfico, que é a faixa à esquerda, se alternar, o desenho da onça ficará colorido e na folha surgirão diversas cores em movimento.

Enquanto, na nota de 100 reais da Segunda Família, o número 100 e a palavra ‘reais’ irão se alternar, a figura da garoupa ficará colorida, e no coral aparecerão diversas cores em movimento. O correto é isso acontecer.

Você pode observar também o fio de segurança. O qual está embutido no papel da cédula. Pois, ele pode ser visto mais facilmente contra a luz.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Mercado Gaúcho 2super serrano

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS