Bolsonaro nomeia Carlos Bulhões como reitor da Ufrgs para os próximos quatro anos
O presidente Jair Bolsonaro nomeou o professor Carlos André Bulhões Mendes como novo reitor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) para os próximos quatro anos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira.
Bulhões, que atua na Ufrgs, deverá tomar posse no cargo em 21 de setembro. A nomeação já havia sido mencionada ainda na semana passada pelo deputado federal Bibo Nunes (PSL-RS). Bulhões integrava a lista de candidatos a reitor da Ufrgs que foi enviada ao presidente Jair Bolsonaro.
A consulta à comunidade acadêmica para a reitoria na Gestão 2020/2024 foi realizada no dia 14 de julho. Por conta da pandemia por coronavírus, professores, técnicos-administrativos e estudantes votaram de forma virtual. Na consulta, os atuais reitor e vice-reitora da Ufrgs, Rui Oppermann e Jane Tutikian, venceram o pleito. Em segundo lugar ficou a chapa de Karla Maria Müller e Cláudia Wasserman. Já Carlos André Bulhões e Patrícia Helena Lucas Pranke ficaram em terceira posição na consulta.
Bulhões (à direita) foi escolhido por Bolsonaro / Foto: Ufrgs / Reprodução / CP
Natural de Alagoas, Carlos Bulhões mora há 30 anos em Porto Alegre. Ele possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas, mestrado em Engenharia de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, Engenheiro de Segurança no trabalho pela UFRGS e doutorado em Planejamento de Recursos Hídricos - University of Bristol, Inglaterra (1994), além de Pós-doutorado em Planejamento Ambiental na University of Califórnia, Davis, EUA (2002/2003).