Agricultura


RS registra recebimento de sementes não solicitadas

Caso receba um pacote de produto não solicitado encaminhe imediatamente a uma unidade do Ministério da Agricultura
17/09/2020 AgroLink

Sementes de plantas desconhecidas, também chegaram ao Rio Grande do Sul. A Superintendência Federal do Ministério da Agricultura no estado recebeu uma amostra de Novo Hamburgo. 

Todas as sementes de origem desconhecida, que chegarem sem terem sido solicitadas, devem ser encaminhadas a uma unidade do Mapa, da Secretaria da Agricultura ou Emater no interior. A orientação é do chefe do Serviço de Fiscalização de Insumos Agrícolas e Sanidade Vegetal da SFA/RS, o auditor fiscal agropecuário Mauro Ruggiro. “Nossa recomendação é que seja encaminhado para os órgãos citados para que tenha a menor circulação possível”, alerta Ruggiro.

De acordo com as informações divulgadas pela assessoria de imprensa, a jornalista Carla Santos, de Porto Alegre, conta que recebeu, ainda no ano passado, uma encomenda acompanhada de um pacotinho de sementes. “É como se fosse um brinde, que veio junto a uma compra realizada em um site da China. Não plantei, mas guardei as sementes.

Agora vou encaminhá-las ao Mapa, conforme a orientação. Não tinha ideia de que isso pode representar risco fitossanitário ao país”, explica. Ruggiro afirma que testes realizados nos Estados Unidos, depois de registrado o mesmo episódio, não apontaram risco de contaminação com o produto. Aqui no Brasil, as sementes encaminhadas serão analisadas pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de Goiás.

Caso receba um pacote de produto não solicitado e não saiba do que se trata, encaminhe imediatamente a uma unidade do Ministério da Agricultura, Secretaria Estadual da Agricultura ou escritório da Emater. Não abra, plante ou descarte este material em sacolas de lixo.

Se não houver uma unidade próxima na sua localidade, entre em contato com o Mapa para obter instruções. O número geral da Superintendência no RS é  (51) 3284-9588.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhwolce

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

wolceAline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS