Geral


Aposentado que mora sozinho conhece jovens pela sacada e faz amigos durante pandemia no RS

No Centro de Porto Alegre, um aceno entre vizinhos isolados se transformou em afeto. O caso virou história em quadrinhos.
21/09/2020 G1

Isolados dentro de apartamentos e separados pela Avenida Senador Salgado Filho, no Centro Histórico de Porto Alegre, um grupo de jovens fez amizade com um aposentado. Eles se conheceram pela sacada dos prédios.

O aposentado James Russo vive no 7º andar. O grupo de jovens mora no 6º do prédio vizinho. Se não fosse pela pandemia, talvez eles nunca se encontrassem. A amizade começou com uma troca de acenos.

"É inesperado que a gente tenha feito esse contato depois de um ano e meio morando aqui. A gente sempre via essa quantidade de janela, tipo a gente sabe as pessoas que moram, a gente está acostumado a ver. A gente passa bastante tempo na sacada. Mas ter um contato, conversar, fazer uma amizade realmente, não era nada esperado", conta a estudante Natália Nunes.

A relação de afeto aumentou ainda mais depois de uma festa junina que o grupo de jovens fez no apartamento, e que James assistiu pela janela.

"Teve a festinha, aí, num domingo estávamos na sacada e ele gritou 'adorei a festa de vocês, com bandeirinha.' E ele começou a perguntar 'vocês são em quantos, é o sexto andar inteiro?'. Aí ele mostrou as gatinhas e falou 'vou mandar uma coisinha pra vocês algum dia'", relata a chefe de cozinha Tatiane Carrer.

Um tempo depois, James cumpriu a promessa. Ele passou o aniversário sozinho devido à pandemia, e enviou, então, um pedaço de bolo aos vizinhos. O bolo veio acompanhado de uma cartão:

"Aos meus vizinhos do sexto andar e novos futuros amigos: queridos, estive de aniversário e passei sozinho na pandemia, então comam este bolinho para comemorar comigo. Um abraço, James".

"Eu tinha feito aniversário uns dias antes. E passei sozinho, por opção, por cuidado. Não só comigo, mas com todos. Alguns dias depois, eu mandei um bolinho pra que eles comemorassem junto comigo" conta o aposentado.

Os jovens retribuíram o carinho e também presentearam James.

"Eles mandaram um lindo café da manhã, foi lindo. Aí, eu mandei flores para agradecer pelo carinho, pela ternura, pela gentileza", afirma James.

"Um dia depois que a gente mandou a cesta de café da manhã, no dia seguinte, ele mostrou os gatinhos. Ele tem dois gatos, é o Raka e o Hubert", conta o estudante de direito Richard Dehrin.

Até que um dia, os gatos, o bolo, as flores, e a amizade à distância viraram história em quadrinhos. Os amigos procuraram o quadrinista gaúcho Pablito Aguiar, que estava em busca de relatos sobre idosos em isolamento.

"Esse projeto faz parte de um trabalho que eu faço para revista Parênteses, do grupo Matinal Jornalismo, de Porto Alegre. O retorno foi super bom. Eu acho que as pessoas estavam precisando de uma história alegre sobre a pandemia", conta Pablito.

"Depois eu estava refletindo, é uma historia de união no meio dessa pandemia que afasta a gente".

E essa história de amizade não acabou por aí. O aposentado e o grupo de jovens criaram um grupo de mensagens para se comunicarem. O grupo se chama Sexto andar + James.

"A gente tem um grupo de WhatsApp agora, que a gente está trocando músicas, gosto pela literatura. Inclusive estou esperando que o Gabriel me mande o livro que ele me prometeu", conta o aposentado.

Os novos amigos prometem se encontrar pessoalmente quando a pandemia passar.

"Temos que combinar de nos encontrar depois da pandemia para um bom café. Com direito a bolo e quem sabe até um espumante", acrescenta James.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Janovik materiais de ConstruçãoEnfermeira Pâmela

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS