Mulher é presa por manter cãezinhos em gaiolas de passarinho
Tá maltratando os bichinhos? Então te cuida! Que a Polícia Civil está em cima e deflagrou mais uma etapa da Operação Arca na manhã desta quarta-feira (22) em Canoas. Durante a ação desencadeada pela 4ª Delegacia de Polícia (DP) com o apoio da Secretaria do Meio Ambiente do Município, uma mulher foi autuada em flagrante por maus-tratos a animais. Onze cães e nove gatos, que estavam em situação de perigo, foram apreendidos. Ela inclusive estava mantendo cães em gaiolas para passarinhos.
Segundo o delegado Thiago Lacerda, que coordenou a ação, foi após denúncias trazidas sobre maus tratos de animais que a polícia decidiu derrubar o portão de uma casa no bairro Mathias Velho. No local foram encontrados 19 animais em situação de perigo. Uma médica veterinária da Secretaria do Meio Ambiente acompanhou a diligência, constatando que todos os animais necessitavam de acompanhamento médico veterinário e alimentação adequada imediatamente.
“Os cães e gatos estavam concentrados nos fundos da residência, sendo que todos ou estavam em pequenas gaiolas, ou estavam amarrados por cordas de pano, curtas o suficiente para que estes vivessem sobre as fezes. Os cães eram mantidos em gaiolas destinadas a passarinhos, sem um mínimo de mobilidade e os gatos estavam todos amarrados pelo pescoço”, contou o delegado.
O delegado ainda ressaltou que alguns dos animais são de raças como Pinscher, Labrador e Siameses. Têm alto valor no "mercado negro" do comércio de animais. “O valor que esses animais são comercializados não condizem com a situação econômica dos proprietários, crescendo a suspeita sobre a sua aquisição e venda de origem ilegal”, disse.