Educação


Leite faz defesa da volta às aulas: “Escolas fechadas não são vidas preservadas”

Governador do RS cobrou coerência daqueles que “disseram que a educação muda o mundo”
24/09/2020 Correio do Povo

O governador Eduardo Leite usou o espaço de sua última videoconferência regular em suas redes sociais, nesta quinta-feira, para fortalecer a campanha do governo estadual por adesão ao retorno gradual dos estudantes às escolas do Rio Grande do Sul. De forma enfática, o chefe do Estado direcionou seu discurso aos prefeitos gaúchos que mantêm resistência na reabertura das salas de aula. 

“Escolas fechadas não são vidas preservadas”, afirmou. “A vida é muito mais do que a questão da Covid-19. A escola é um espaço para proporcionar uma vida melhor. Insisto com os prefeitos que trabalhem também. Respeito a responsabilidade que eles têm com os municípios, mas insisto”, reiterou o governador, que emendou: “Muitas pessoas que sempre defenderam a educação neste momento não querem que ela volte. Que incoerente! Sempre disseram que a educação muda o mundo e agora acham que não é prioridade. Educação com protocolos, distanciamento: mais do que uma opção, uma necessidade”. 

Leite ressaltou os impactos que a pandemia está trazendo para a saúde física e psicológica dos estudantes. Segundo ele, a escola não deve ser considerada um item “supérfluo”, mas sim de importância no desenvolvimento saudável do intelecto e de outros fatores da condição humana. “Covid-19 não é a única doença que acomete nossa sociedade, tem outras doenças do ponto de vista mental, de saúde, físico”, completou.

Desde o início de setembro, parte dos estudantes gaúchos já retornam, de forma escalonada, para as atividades escolares presenciais. O movimento iniciou com a educação infantil e agora engloba ensino superior, EJA e ensino profissionalizante. A liberação é do governo estadual, mas cabe aos municípios acatar a flexibilização.

Hoje, a resistência para o retorno às escolas parte de pais, professores, prefeituras, associações e a Famurs. É o caso da Associação dos Municípios do Vale do Rio dos Sinos que definiu, nesta quarta-feira, pela suspensão das aulas na rede municipal até 2021. O planejamento da entidade tem exceção dos nonos anos de ensino, que devem adotar um calendário especial de aulas, ainda não definido. 

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhwolce

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS