Geral


Governo coloca todas as regiões do RS em bandeira laranja no Distanciamento Controlado

Protocolos de risco médio têm vigência de 29 de setembro a 05 de outubro
26/09/2020 Correio do Povo

Pela primeira vez, o Rio Grande do Sul tem todas as 21 regiões Covid em bandeira laranja no mapa prévio do modelo de Distanciamento Controlado. A leitura foi divulgada nesta sexta-feira pelo governador Eduardo Leite, em transmissão ao vivo nas redes sociais. A melhora foi puxada, conforme o Piratini, principalmente nos indicadores das novas hospitalizações e óbitos relacionados ao coronavírus.

No entanto, Leite frisou que os cuidados para evitar infecções seguem necessários: “Importante lembrar a todos que a Covid-19 não passou. Ainda é uma preocupação pra todos. Se temos uma situação menos arriscada é porque a população compreendeu a importância de atender os protocolos e cuidados”, salientou o governador. Até esta sexta-feira, o Rio Grande do Sul já contabiliza 4.574 mortes e mais de 183,1 mil infectados espalhados por 99% do solo gaúcho – apenas três das 497 cidades gaúchas não tiveram um único caso da doença.

As 21 regiões do Distanciamento Controlado têm até domingo pela manhã para encaminharem recursos contra a classificação do governo do Estado. As respostas serão dadas na segunda e a nova fase inicia na terça-feira. Das 21 regiões, 18 assinaram o modelo de cogestão e poderão elaborar protocolos próprios, alternativos às restrições impostas pelo Estado.

Apesar dos números altos, o Estado vive nos últimos dias um movimento de desaceleração nos índices de contágo e internações. A mudança de cenário já está provocando algumas mudanças no comportamento social e na reestruturação da rede hospital. O Grupo Hospital Conceição, referência no atendimento Covid, anunciou que a central de triagem irá suspender os atendimentos no dia 29 deste mês.

O município de Porto Alegre, um dos cenários mais preocupantes em questão de pandemia, apresentou reduções significativas na última semana. O volume de internações na Capital caiu 27% na 21ª semana, em comparação com a anterior. Das 304 hospitalizações, agora são 222. "Pela primeira vez, Porto Alegre está baixando menos de 10 hospitalizados para cada grupo de 100 mil habitantes", comemorou Leite. 

Como todas regiões estão classificadas em bandeira laranja, não será necessário, nesta rodada, aplicar a Regra 0-0, que permite que municípios pertencentes a regiões em bandeira vermelha e que não tenham registro de óbito ou de hospitalização de moradores nos últimos 14 dias possam adotar regras da bandeira laranja.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

super serrano

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

angela noticias Nacional Utilidades noticias

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS