Geral


Ex-juiz de São Lourenço do Sul é condenado por improbidade administrativa

Defesa disse que vai recorrer. Diego Magoga Conde tem outra condenação, do ano passado, devido a esquema de enriquecimento ilícito através da liberação de alvarás irregulares.
01/10/2020 G1

O ex-juiz Diego Magoga Conde foi condenado por improbidade administrativa, na última terça-feira (29), pela 2ª Vara Judicial da Comarca de São Lourenço do Sul, na Região Sul do RS. Ele foi denunciado após um esquema de enriquecimento ilícito.

Conde foi exonerado da Justiça de São Lourenço do Sul em 2011. Outros quatro réus, envolvidos no esquema, segundo o Ministério Público, também foram condenados.

O advogado do ex-magistrado, Ricardo Cunha Martins, disse ao G1 que ainda não teve acesso à decisão, mas antecipou que deve entrar com recurso.

Com a condenação administrativa, o ex-juiz fica proibido de contratar com o poder público, tem os diretos políticos suspensos, além do pagamento de multas e a perda dos valores obtidos ilegalmente.

Essa foi a segunda condenação de Conde. Em maio de 2019, ele havia sido sentenciado a 12 anos de prisão, por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, pelo mesmo esquema. Atualmente, responde em liberdade, segundo o TJ-RS. O advogado informa que a defesa aguarda o julgamento de recurso dessa condenação.

De acordo com a denúncia, Conde foi beneficiado em troca de liberação de alvarás de honorários e decisões judiciais em dois processos de inventário de bens. Ele teria, inclusive, autorizado a venda de um imóvel a preço abaixo de mercado.

O esquema teria acontecido entre dezembro de 2009 e novembro de 2010. No total, o ex-juiz recebeu mais de R$ 100 mil irregularmente, segundo a Justiça.

"Cediço que o magistrado corrupto, ímprobo, é o pior dos malfeitores, porquanto dele se espera, acima de tudo, conduta reta e ilibada, pressuposto inarredável para quem tem a nada fácil missão de julgar os seus semelhantes, dizendo o Direito aplicável ao caso concreto", observou o autor da sentença, Bruno Barcellos de Almeida.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Janovik materiais de ConstruçãoBetty Unhas

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS