Começam testes de vacina chinesa contra a Covid-19 em Pelotas
A testagem da vacina chinesa CoronaVac, contra o coronavírus, começou a ser realizada na manhã desta segunda-feira (5) em Pelotas, na Região Sul do estado.
Profissionais da saúde participam da etapa, principalmente quem atua nos hospitais da cidade, no atendimento direto a pacientes com a Covid-19. Serão cerca de mil voluntários, com idade a partir dos 18 anos.
Cada participante vai receber duas injeções em um intervalo de 14 dias.
A enfermeira Bárbara Resende Ramos, de 31 anos, foi a primeira a ser vacinada na cidade. Ela trabalha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica e adulto do Hospital Escola da UFPel, responsável pela aplicação das doses.
A médica de 28 anos, Marina de Borba Oliveira, também recebeu a vacina. Ela trabalha na Unidade Covid do Hospital Escola.
A vacina desenvolvida por um laboratório chinês em parceria com o Instituto Butantan deve imunizar 13 mil voluntários durante a fase de testes clínicos, a terceira fase da vacina.
No Rio Grande do Sul, o Hospital São Lucas da PUC em Porto Alegre já participa dos testes com a vacina. As primeiras doses foram aplicadas em agosto.
Quem tiver interesse em ser voluntário deve entrar em contato pelo telefone (53) 3284.4981.