Agronegócio


Safrinha: Como potencializar ganhos e reduzir riscos?

50% do sucesso depende da fase de plantio: época, cultivar adequada e plantabilidade
07/10/2020 AgroLink

“O milho safrinha, assim como qualquer outra cultura, sofre com fatores adversos que reduzem o seu potencial produtivo. Clima, fertilidade do solo, cultivar, plantio, insetos-pragas, doenças e plantas daninhas são os fatores que acabam não permitindo que a cultura alcance patamares de produtividade rentáveis ao produtor”. O alerta é de Décio Karam, membro do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS).

“O Zoneamento Agrícola de Risco Climático (Zarc) estabelece o período de menor risco para o plantio das culturas através de séries históricas e, quando não utilizado, implica probabilidades maiores de prejuízos na safra para os agricultores. Caso o plantio seja realizado no período correto, mas por questões financeiras ou outro motivo qualquer o agricultor não utilizar cultivares adaptadas para a região, provavelmente não serão atingidos os patamares genéticos produtivos esperados”, aponta Karam, que é Ph.D e pesquisador de Manejo de Plantas Daninhas da Embrapa Milho e Sorgo.

No entanto, de acordo com ele, não somente a cultivar é importante no plantio: “A densidade populacional e a distribuição das plantas no campo (plantabilidade) são fundamentais para uma boa safra. Neste sentido, vários especialistas da área afirmam que em torno de 50% do sucesso de uma boa safra está associado à fase de plantio considerando a época correta, a cultivar adequada e a plantabilidade certa. Porém, se o agricultor não se atentar para a adubação do milho safrinha, todo o esforço dispendido no plantio poderá ser desperdiçado”.

“Uma das premissas do melhoramento genético é desenvolver o potencial produtivo para que as culturas tenham condições para produzir em áreas onde a fertilidade é corrigida e a adubação é realizada de forma a repor toda a exportação de nutrientes que ocorra pela cultura. Após a lavoura instalada, poderá ocorrer a interferência dos agentes bióticos (insetos-pragas, doenças e plantas daninhas) que podem reduzir a produtividade por volta de 35%. Em casos extremos, essa redução poderá chegar a até 90%”, acrescenta.

Ainda de acordo com o pesquisador da Embrapa, o uso de cultivares que apresentam resistência a determinados insetos-pragas concomitante com o uso de defensivos químicos, quando detectados os níveis de dano econômico, contribui para o manejo fitossanitário da cultura: “A aplicação de produtos através do monitoramento auxilia na identificação e no potencial de dano, aplicando o produto correto, na dose recomendada, procurando respeitar as boas práticas agronômicas e respeitando o meio ambiente. O controle biológico contribui para o equilíbrio populacional dos agentes benéficos e, portanto, deve estar sempre na visão do produtor para uso, quando disponível”.

“Além disso, o agricultor deve fazer uso de sistemas agrícolas produtivos que auxiliem na redução da incidência desses agentes bióticos através da rotação de culturas, do não revolvimento do solo e do uso de cobertura morta vegetal permanente. Se o agricultor fizer um planejamento não só econômico, mas também técnico, a probabilidade de aumento na rentabilidade e na sustentabilidade da propriedade será consideravelmente mais alta”, conclui Karam.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhwolce

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj arwolce

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS