Dom Feliciano


Artesã conta como começou seu amor pela pintura em Dom Feliciano

Simone Niemczewski de 46 anos, natural de Camaquã, compartilhou sua história e sua paixão por pintura e desenho.
10/10/2020 Donfa News / Beatriz Centeno

A arte engloba muitas profissões, cada uma com seu talento especial, como o caso de Simone Niemczewski de 46 anos, natural de Camaquã. 

Ela compartilhou sua história, contando que veio para Dom Feliciano quando tinha 15 anos de idade. No ano de 1992, Simone foi convidada para trabalhar de Professora na Rede Municipal, com 18 anos de idade. Ela permaneceu dez anos trabalhando como Professora de séries iniciais, que foi onde despertou seu interesse por desenho e pintura.  Simone destacou que na época havia uma dificuldade maior pela falta de Internet, sendo assim, ela mesma fazia cartazes para a sala de aula, cheios de desenhos e cores, usando como base alguns ensinamentos de programas de TV, livros didáticos e revistas.

Após seus anos como professora, Simone foi trabalhar na casa da cultura, onde havia muitos projetos e aulas envolvendo o artesanato. Ela não tinha tempo para assistir uma aula completa, mas gostava de prestar atenção sempre que possível. Sua curiosidade foi sendo cada vez mais desenvolvida pelo mundo da arte que lhe cercava.

Quando ela perdeu o emprego de Funcionária Pública (CC), sua filha ainda era pequena e não havia creche onde pudesse deixá-la, Simone precisou dispensar a babá e começou a ficar em casa para cuidar da filha. Com tudo, ela conta que nunca gostou de ficar parada e sempre amou trabalhar.

Simone então ministrou cursos de pintura na casa da Cultura, que acredita terem sido em cinco turmas. Além disso, começou a praticar pintura em casa, em panos de prato, toalhas e etc, algo que chamou atenção de conhecidos, que logo foram pedindo para que Simone fizesse alguns para eles. Logo ela estava recebendo diversas encomendas. Mesmo sem ter feito cursos, ela trabalha com tudo que tenha haver com pintura, sempre contando com ajuda principalmente de revistas. 

Com o tempo, Simone percebeu que se identificava mais com tudo da linha infantil. Ela conta que até hoje assiste desenhos animados, para ficar sempre por dentro das novidades das crianças. O trabalho dela é amplo, realiza pintura em diversos tipos de objetos, como toalhinhas escolares, capas de almofadas, toalhas de banho e rosto, pano de prato, capinha de fogão, jogos de cozinha e entre outros, tendo um movimento ainda maior nos meses de Janeiro, Fevereiro e Março, por conta da volta as aulas. Nessa época que estamos vivendo com a Pandemia, até mesmo máscaras foram personalizadas por Simone.

Ela conta que é apaixonada pelo seu trabalho, que ama muito pintar e parece esquecer do mundo quando está fazendo isso. 

Com a Pandemia, a maior dificuldade que Simone encontrou foi para conseguir um material bom e com preço acessível, além disso, as encomendas diminuíram bastante, visto que as aulas foram suspensas. Por conta disso, ela voltou a fazer panos de prato e as encomendas começaram a acontecer novamente. 

Os planos futuros dela são permanecer pintando, mesmo que apareça uma vaga de emprego fora de casa, ela não pretende parar totalmente com sua arte.

Simone diz que na visão dela, o principal para um trabalho ser valorizado é fazê-lo como se fosse para si mesma, sempre dando seu melhor e colocando amor e carinho. As peças que ela faz não são compostas apenas de pano e tinta, pois contém a história e essência de Simone. Por fim, ela deixa um agradecimento para todos os seus clientes, que depositam confiança no trabalho dela.

Para realizar encomendas, entre em contato com Simone pelo número:  51 9697-4549.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Mercado Gaúcho 2super serrano

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS