Dom Feliciano


Terno de Reis passa a ser de relevante interesse cultural do RS

Em Dom Feliciano, o grupo Terno de Reis teve início em 1978, e até os dias atuais se mantém presente.
16/10/2020 Portal ClicR / Donfa News - Luciana Terezinha Novinski

O projeto de lei do deputado estadual Zé Nunes, que declara a tradição de Terno de Reis como de relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul, foi aprovado por unanimidade, na sessão plenária desta quarta -feira (14), da Assembleia Legislativa do RS. Ao encaminhar a votação do projeto, o parlamentar, que é vice-presidente do Legislativo gaúcho, destacou que as cantigas de Terno de Reis são uma tradição portuguesa, cultivada também pelos povos afrodescendentes e pomeranos no litoral gaúcho de norte a sul.

A proposta de Zé Nunes autoriza o Poder Público a realizar atividades e fomentar parcerias com entidades e instituições, públicas ou privadas, que contribuam para o desenvolvimento cultural dessa atividade. A tradição do Terno de Reis foi trazida para o Brasil pelos colonizadores luso-açorianos e é mantida principalmente no litoral do Brasil e no meio rural. O Terno de Reis é inspirado na história bíblica dos Três Reis Magos. Em alguns países de origem latina, em especial os de cultura espanhola, dão mais importância do que ao próprio Natal. A data da comemoração é o dia 6 de janeiro.

Os ternos ainda são cantados em quase todo o Rio Grande do Sul, com maior ou menor intensidade, em determinadas regiões.

Em Dom Feliciano, o grupo Terno de Reis teve início em 1978, e até os dias atuais se mantém presente. Antes, as visitas pelo Terno de Reis cantando as canções natalinas em polonês “Kolędy” aconteciam entre os dias 25 de dezembro e 6 de Janeiro ( Dia do Terno de Reis ),  nas casas dos descendentes de poloneses, onde chegavam sempre sem aviso, cantando na frente da casa até que alguém saísse, e sempre eram muito bem recebidos.

Os componentes do Terno de Reis são: Mestre Sr. José Lasek, integrantes: Henrique Lempek e Paulo Sérgio Lasek, o Sr. Raimundo Lempek que é o auxílio do grupo, e tem também o personagem Diabinho.

Agradecemos por eles levarem o nome do município a outras cidades, pois a Casa da Cultura sempre os apoia com transporte para que se apresentem em outros municípios, além de sempre abrilhantar os eventos de nossa cidade que são convidados a participar. 


Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Mercado Gaúcho 2super serrano

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS