Agronegócio


Lucros da soja 20/21 serão maiores do que da safra 19/20

Para a próxima safra os sojicultores já começam a safra com o triplo do lucro/saca
09/11/2020 Agrolink / Leonardo Gottems

Haverá maior lucratividade para quem plantar soja durante a safra 2020/2021 em relação ao observado na temporada 2019/2020, de acordo com a Consultoria TF Agroeconômica. “Isto porque a comercialização da próxima safra já começou com preços altos e os agricultores puderam vender mais 50% dela a preços com 55,0% de lucro ou mais (dependendo da sua localização)”, aponta a equipe de analistas de mercado.

Por outro lado, destacam os especialista da TF, na safra anterior os lucros maiores só vieram a partir do mês de Maio, quando o agricultor já tinha vendido a maior parte dela. Para a próxima safra os sojicultores já começam a safra com o triplo do lucro/saca do que na safra anterior, de acordo com os cálculos dos técnicos da Consultoria Agroeconômica baseados numa projeção pesada sobre os custos de produção feitos pelo Deral-PR (Departamento de Economia Rural do Paraná). 

O lucro passou de R$ 15,92/saca para R$ 45,44/saca já no começo da safra, depois de pagas todas as despesas. “E esta proporção deverá continuar ao longo do próximo ano, porque a China, mesmo se houver troca de governo nos EUA, ainda continuará dependente do Brasil para abastecer as suas fábricas, especialmente no período fevereiro-julho, onde o Brasil reina praticamente sozinho”, concluem os analistas da TF.

Se por um lado haverá forte demanda, a produção promete acompanhar. A Abiove (Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais) divulgou sua nova previsão para a soja no Brasil reajusta para uma produção em 2021 de 132,6 milhões de toneladas, cerca de 900.000 toneladas a mais do em relação à estimativa anterior.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhwolce

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arwolceAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS