Geral


Passagem do tufão Vamco pelas Filipinas deixa mortos e coloca a capital debaixo d'água

Tempestade deixou pelo menos 11 mortos no país; bairros de Manila ficaram alagados e ventos chegaram a 155km/h.
12/11/2020 G1

Pelo menos 11 pessoas morreram depois que o tufão Vamco atingiu o sul da principal ilha das Filipinas, Luzon, informou nesta quinta-feira (12) a agência de desastres do país. Essa já é a terceira grande tempestade a afetar o arquipélago em menos de um mês.

Muitos bairros de Manila, capital do país, ficaram alagados. Além das mortes, outras nove pessoas estão desaparecidas. O tufão, com ventos de mais de 155km/h, já deixou o litoral da ilha e segue em direção ao Mar da China.

Uma das regiões mais afetadas, Bicol, ainda não se recuperou dos tufões anteriores, Molave e Goni, que deixaram milhares de desabrigados e graves inundações nas últimas semanas. Autoridades alertam para o risco de deslizamentos de terra, assim como de mar revolto.

Cerca de 180 mil pessoas estão desabrigadas e foram deslocadas para abrigos em escolas e academias, segundo a Defesa Civil.

Os serviços meteorológicos alertaram que a costa, incluindo Manila, ainda pode ser afetada por mais tempestades neste mês.

O presidente filipino, Rodrigo Duterte, disse em um comunicado que o governo tem "a situação sob controle" e prometeu indenizações e atendimento psicológico para os afetados.

As Filipinas são um arquipélago de mais de 7,6 mil ilhas que registram anualmente cerca de 20 grandes tempestades.

Em 2013, o tufão Haiyan provocou mais de 7,3 mil mortos, sobretudo na cidade de Tacloban, no centro do país.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Janovik materiais de ConstruçãoEnfermeira Pâmela

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS