Economia


Economia brasileira volta a crescer e sai da chamada “recessão técnica”

O IBC-Br, divulgado pelo Banco Central, é considerado uma prévia do PIB
13/11/2020 O Sul

A economia brasileira voltou a crescer no terceiro trimestre deste ano e, com isso, saiu da chamada “recessão técnica”, de acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (13) pelo BC (Banco Central).

Segundo o IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do BC) – indicador considerado uma prévia do resultado do PIB (Produto Interno Bruto) –,  a economia do Brasil registrou um crescimento de 9,47% no terceiro trimestre deste ano na comparação com os três meses anteriores.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no País e serve para medir a evolução da economia. Dois trimestres seguidos de queda do nível de atividade – como ocorreu neste ano – representam uma recessão técnica, que já foi superada, segundo os números do BC.

O resultado oficial do PIB do terceiro trimestre deste ano, porém, será divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) somente em 3 de dezembro.

De acordo com o IBC-Br, somente em setembro deste ano, a economia brasileira teve crescimento de 1,29% na comparação com agosto. O índice foi calculado após ajuste sazonal. Esse foi o quinto mês seguido de crescimento do indicador.

Mesmo assim, os dados do Banco Central mostram que o nível de atividade econômica ainda não voltou ao patamar de fevereiro, antes da pandemia do novo coronavírus.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da BruhEnfermeira Pâmela

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS