Política


Urnas eletrônicas são entregue em seções eleitorais de Porto Alegre

Serão entregues kits covid, compostos por diversos itens como, álcool em gel, máscaras e face shields
14/11/2020 Correio do Povo

As urnas eletrônicas que serão utilizadas na votação de domingo em Porto Alegre começaram a ser transportadas hoje. Os equipamentos foram retirados do depósito do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE/RS), no bairro São Geraldo, na zona Norte da Capital.

Uma equipe de aproximadamente 150 pessoas entre servidores do tribunal e uma empresa terceirizada, responsável pelo transporte das urnas, atuaram no trabalho que iniciou às 6h30min. O chefe da Seção de Administração das Urnas do TRE/RS, Vanderlei dos Santos, informou que dos 2.630 equipamentos que vão atender a Capital, 70% foram entregues em sete seções eleitorais da Capital.

"Estamos levando nesta primeira etapa 1.850 urnas e no sábado o restante, 780 urnas eletrônicas", ressaltou. As eleições municipais ocorrem no domingo, dia 15 de novembro, em todo o país. Por ser um ano de pandemia da Covid-19, segundo Santos, foram tomados todos os cuidados para garantir agilidade e segurança a todos os eleitores. "Estamos seguindo os protocolos de segurança estabelecidos pelos órgãos de saúde nessa eleição", destacou. 

Segundo TRE/RS, as 24,3 mil seções eleitorais do Estado estarão plenamente abastecidas com Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Devido à pandemia, também serão entregues kits covid, compostos por diversos itens como, álcool em gel, máscaras e face shields - protetor facial. Os profissionais que realizaram o transporte foram instruídos a observar os protocolos de segurança e a permanecer por pouco tempo nos depósitos da Justiça Eleitoral.

O veículo que se apresentou no depósito, foi carregado com as urnas e kits e seguiu o roteiro de distribuição na Capital. Ao chegar em cada local de votação, a empresa responsável pela entrega das urnas eletrônicas realizou a entrega das urnas e os kits ao administrador do prédio indicado como responsável. 

Conforme o TRE/RS, os eleitores devem seguir as normas de distanciamento social e evitar o contato físico. A recomendação é que seja mantida a distância mínima de um metro entre as pessoas. Também serão disponibilizados materiais de proteção como álcool gel e máscaras. No entanto, a orientação do tribunal é que o eleitor já saia de casa com a sua, pois o número de máscaras extras é limitado e a sua utilização para votar é obrigatória.

Antes das eleições, a dica é que cada pessoa verifique o seu local de votação através do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no aplicativo e-Título. A Justiça Eleitoral gaúcha também disponibiliza para consulta dos locais o telefone 148. Neste sábado, o serviço estará disponível das 10h às 19h e no domingo de eleição, dia 15, das 6h às 17h.

Depois de verificar onde votar, não esqueça de levar documento oficial com foto, máscara e sua caneta para evitar o compartilhamento do objeto na hora de assinar. A votação ocorre entre 7h e 17h, de acordo com o relógio local. O horário entre as 7h e 10h da manhã será preferencial para maiores de 60 anos e pessoas em grupo de risco. O primeiro turno da votação ocorre no dia 15 de novembro, e nos municípios onde se aplica, o segundo turno será realizado no dia 29 de novembro.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Mercado Gaúcho 2

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS