Agronegócio


“O tabaco é uma joia que precisa ser cuidada”, diz diretor da Souza Cruz

Uma das vozes mais experientes do mercado fumageiro no Brasil, Dimar Frozza, prepara-se para passar o bastão
27/05/2019 GAZ - Gazeta online

Uma das vozes mais experientes do mercado fumageiro no Brasil, o diretor de tabaco da Souza Cruz, Dimar Frozza, prepara-se para passar o bastão em julho, quando se aposentará após quatro décadas de protagonismo em uma das gigantes mundiais do setor. Em uma trajetória iniciada aos 18 anos, no interior de Santa Catarina, ele chegou a um posto de comando de operações em todo o planeta, assistiu de perto às principais transformações já vividas pela cadeia produtiva que é a base econômica do Vale do Rio Pardo.

Natural de Erechim, Frozza conheceu o campo ainda jovem, quando os pais se mudaram para o oeste catarinense, região de forte produção de tabaco. O gatilho para a carreira na indústria deu-se com uma oportunidade em um pequeno posto de compra da Souza Cruz, ainda enquanto estudante de Administração. De lá, migrou para uma unidade maior e, em uma curva ascendente, passou a ocupar posições-chave em diversas estruturas da empresa. Passou por municípios como Chapecó, Tubarão, Blumenau, Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo e Santa Cruz, e foi gerente de fábrica em Cachoeirinha e Uberlândia. Durante três anos, atuou em Londres junto à British American Tobacco (BAT), a controladora da Souza Cruz.

Desde 2015, está à frente de 17 operações da BAT no mundo, além do Brasil. Sua área de atuação inclui países como Bangladesh, Vietnã, Paquistão, Colômbia, México e Sri Lanka. Por sinal, graças ao trabalho na fumageira, conheceu os cinco continentes e nações de realidades culturais e socioeconômicas as mais diversas. Foram tantas viagens que, recentemente, ganhou de presente de um irmão um mapa-múndi de parede. “Ele disse que meu passatempo depois de aposentado vai ser marcar os lugares onde já estive”, brincou Frozza, que é casado, pai de dois filhos e vai se estabelecer em Florianópolis.

Dimar Frozza será substituído no cargo de diretor de Tabaco por Marcos Salvadego, que atualmente é gerente regional de Implantação de Operações da BAT na Ásia. Ele ingressou na multinacional em 1997, como trainee no departamento de Tabaco no Brasil. Depois, passou por diversas funções. Atualmente, ele reside em Singapura.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhwolce

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

wolcedj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS