Agricultura


Estufa: prevenção de gotículas reduz em 80% uso de fungicidas

Resolver os problemas do molde requer múltiplas aplicações de agentes químicos
23/11/2020 Agrolink / Leonardo Gottems

Um novo estudo descobriu que a prevenção de gotículas reduz em 80% o uso de fungicidas, de acordo com o que foi divulgado pela ReduSystems. Grandes gotas de condensação causam perda de luz em qualquer estufa. Além disso, em estufas e túneis de plástico, eles causam problemas relacionados a doenças. Esses problemas podem ser controlados em grande medida usando algum revestimento anti condensação. 

“Em uma estufa de plástico de um dos meus clientes, uma vez vi uma safra ficar“ encharcada pela chuva assim que o vento aumentou”, disse Willem Valstar da StarGrow Consultancy. "A cobertura de plástico da estufa começou a se mover causando a queda das gotas de condensação. Uma safra úmida é desastrosa no que diz respeito ao controle de doenças. Isso pode levar rapidamente a fungos como o mofo e Phytophthora." Willem é consultor de safra para produtores de tomate na Europa.

Resolver os problemas do molde requer múltiplas aplicações de agentes químicos. "Esses fungicidas costumam ser caros. Além disso, cada pulverização leva de uma a duas horas por hectare. Além disso, cada pulverização inibe o crescimento da cultura. O crescimento pára por pelo menos meio dia. Em suma, um item de perda considerável, puramente como resultado de gotas caindo. "

O vidro ou filme fica coberto com condensação durante grande parte do ano. Assim que a temperatura da cobertura da estufa cai abaixo do ponto de orvalho, a umidade do ar aparece na forma de condensação. “Em princípio, esse é um fenômeno favorável, pois desumidifica o ar”, afirma.

No entanto, a forma como a condensação toma forma faz uma grande diferença, ou seja, na forma de grandes gotas ou como uma fina película de água. Gotículas grandes bloqueiam a luz e podem cair. O último não é tão provável de acontecer em uma estufa de vidro: as gotas aqui fluem para a calha. Mas em uma estufa de plástico, o risco de gotejamento é alto. Uma película fina de água permite que mais luz passe e não goteja.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhsuper serrano

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj arwolce

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS