Geral


Bolsonaro reconhece Joe Biden como presidente eleito dos Estados Unidos

Bolsonaro postou mensagem no Twitter
15/12/2020 O Sul

O presidente Jair Bolsonaro reconheceu nesta terça-feira (15) a vitória do presidente eleito dos Estados Unidos. O reconhecimento acontece um dia após a confirmação da eleição de Biden pelo Colégio Eleitoral e mais de um mês após a eleição.

Em sua mensagem, Bolsonaro saúda o novo presidente e afirma que está “pronto a trabalhar” como novo governo e a dar continuidade à parceria entre os países.

“Saudações ao Presidente Joe Biden, com meus melhores votos e a esperança de que os EUA sigam sendo ‘a terra dos livres e o lar dos corajosos'”, escreveu Bolsonaro.

“Estarei pronto a trabalhar com o novo governo e dar continuidade à construção de uma aliança Brasil-EUA, na defesa da soberania, da democracia e da liberdade em todo o mundo, assim como na integração econômico-comercial em benefício dos nossos povos.”

Confirmação

O Colégio Eleitoral dos Estados Unidos confirmou na segunda-feira (14) a vitória do democrata Joe Biden nas presidenciais americanas sobre o presidente republicano Donald Trump.

A etapa foi mais uma das formalidades da votação nos Estados Unidos, realizada em novembro, até a posse do democrata como novo presidente, que deve acontecer em 20 de janeiro.

Na Califórnia, onde Biden venceu por 63% dos votos, o democrata superou amplamente a cifra necessária para chegar à Casa Branca, estabelecida em 270 votos no Colégio Eleitoral.

Entenda

A eleição nos EUA é indireta. Lá o eleitor, ao votar na urna, mesmo tendo escolhido um candidato, na prática remete esse voto para o chamado delegado, um representante do estado. Cada região tem um número diferente e proporcional de delegados, e o vencedor deve conseguir 270 desses votos.

Nesta segunda os delegados de cada estado se reuniram para confirmar a decisão das urnas que fez com que no dia 3 de novembro Biden fosse declarado vencedor. Ele venceu por 306 delegados contra 232 de Donald Trump, o atual presidente. Foi esse o número confirmado pelo Colégio Eleitoral.

Se considerados os votos dos eleitores, o chamado “voto popular”, foram 81,3 milhões de votos para Biden, ou 51,3%, e 74,2 milhões, ou 46,8%, para Trump.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Janovik materiais de ConstruçãoBetty Unhas

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS