Dom Feliciano


Prefeito e vereadores de Dom Feliciano tomam posse; veja lista de eleitos

Clenio (PTB) toma posse nesta sexta (1º) como prefeito de Dom Feliciano (RS). Além dele, 9 vereadores assumem o cargo; eles foram eleitos em 15 de novembro. Suplentes podem substituir os vereadores que deixarem o cargo para ocupar uma outra função
02/01/2021 Donfa News

O novo prefeito de Dom Feliciano, Clenio (PTB), tomou posse nesta sexta-feira (01). Além dele, 9 vereadores assumem o cargo na Câmara Municipal para a legislatura 2021-2024.

O prefeito Clenio Boeira da Silva tem 58 anos, declara ao TSE a ocupação de prefeito e tem superior completo. Já o vice Tiago Szortyka (Tiago André Szortyka), do PSB, tem 32 anos, declara ao TSE a ocupação de vereador e tem superior completo. 

O prefeito e os vereadores do município foram eleitos em novembro do ano passado. As maiores bancadas serão do PSDB e PTB, com 3 vereadores cada um.

“Temos a responsabilidade conjunta. (...) Um governo é feito a muitas mãos, não é pela mão do Prefeito, não é pela mão do Vice. É feito a muitas mãos. E atrás de vocês terão muito mais mãos e tenho certeza de que nesses quatro anos, essas mãos deverão trabalhar bastante. Se preciso for, faremos calo nela, porque a comunidade Donfelicianense nos oportunizou um momento único em cada uma de nossas vidas e nós temos a responsabilidade de fazer valer essa oportunidade, muito trabalho esperem de nós, de mim, muita parceria e cobrança também. Não vai ser só flores, não vai ser só sorrisos. Vai ser trabalho, e trabalho requer empenho.”, declarou Tiago Szortyka durante a posse.

O Prefeito reeleito, Clenio Boeira da Silva, se disse muito orgulhoso de seu Vice-Prefeito e também declarou: 

"Cada vez que se faz um bom governo, nós tornamos mais difícil a tarefa do próximo governo, porque jamais, eu não admitiria em hipótese alguma, fazer um governo que não fosse superior ao Governo anterior. Nós estamos indo para o terceiro mandato, então cada vez mais, nós temos desafios maiores. (...) O Gestor que não tiver essa força e essa coragem de fazer as mudanças que são necessárias, então ele não é gestor. Ser gestor não é só assinar o edital da compra da máquina, é também, muitas vezes, tomar medidas amargas, mas que são necessárias para o bom andamento do nosso Município!”


Cabe ao prefeito decidir onde aplicar os recursos repassados ao município pelo Estado ou pelo governo federal e como administrar o que é arrecadado de impostos, como IPTU e ISS. Ele também é responsável pelas políticas de áreas como educação, saúde, moradia, transporte público e saneamento básico. Para isso, conta com os secretários nomeados por ele na ocasião, sendo eles: 

  • Samir Saded de Souza –  Cidadania Ação e Desenvolvimento Social
  • Adriane Souza – Desenvolvimento Rural Sustentável e Meio Ambiente
  • Raúl Monteiro – Saúde
  • Isabel Wiatrowski – Sec. Adjunta de Saúde
  • Janete Balczarek – Educação
  • Renan Ferreira – Sec. Adjunto da Educação
  • Ricardo Caczmareki – Planejamento Gestão e Finanças
  • Rivelino Campelo – Infraestrutura Urbana e Rural 


O prefeito também precisa trabalhar junto com os vereadores, que representam os cidadãos no Legislativo municipal. Os vereadores são responsáveis por elaborar e propor leis. Os vereadores podem decidir, por exemplo, sobre a criação de políticas públicas. E têm a obrigação de fiscalizar o uso do dinheiro pelo Executivo e analisar a Lei Orçamentária Anual (LOA), que estabelece as despesas do ano seguinte do município. Há a possibilidade de vereadores deixarem os cargos para assumir funções na prefeitura. Quando isso acontece, o cargo é assumido por um suplente. Os vereadores de Dom Feliciano vão representar 15.487 habitantes.

Veja quem são os vereadores eleitos:

  • Filipe Guimarães, do PTB, tem 41 anos, declara ao TSE a ocupação de vereador e tem ensino fundamental incompleto.
  • Rita de Cássia, do PTB, tem 36 anos, declara ao TSE a ocupação de agricultora e tem ensino médio incompleto. 
  • Marco Tyska, do PTB, tem 44 anos, declara ao TSE a ocupação de agricultor e tem superior completo. 
  • Cristiano Studzinski, do PT, tem 33 anos, declara ao TSE a ocupação de servidor público municipal e tem ensino médio completo.
  • Osvair, do PSDB, tem 61 anos, declara ao TSE a ocupação de vereador e tem ensino fundamental incompleto. 
  • Celso Jeske, do PSDB, tem 51 anos, declara ao TSE a ocupação de comerciante e tem ensino médio incompleto. 
  • Ana Claudia Lesnik, do PSDB, tem 33 anos, declara ao TSE a ocupação de servidora público municipal e tem superior completo. 
  • Sina, do PSB, tem 55 anos, declara ao TSE a ocupação de agricultor e tem ensino fundamental incompleto. 
  • Dalvi, do PSB, tem 39 anos, declara ao TSE a ocupação de vendedor pracista, representante e caixeiro-viajante e tem ensino médio completo.

Dom Feliciano apresentou duas Chapas. A Chapa vencedora teve 5 votos, elegendo Cristiano Studzinski (PT) como Presidente da Câmara dos Vereadores, Felipe Guimarães como Vice-presidente, Rita de Cássia como Secretária e Marcos Tyska tesoureiro.


Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Mercado Gaúcho 2super serrano

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS