Política


Democratas apresentam pedido de impeachment contra o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump

Republicano é acusado de incitar uma insurreição
11/01/2021 O Sul

Representantes do Partido Democrata apresentaram, nesta segunda-feira (11), um pedido de impeachment contra o presidente dos EUA, Donald Trump, no qual o acusam de incitar uma insurreição, que culminou, na quarta-feira (06), com a invasão do Capitólio, a sede do Congresso do país.

O pedido argumenta que o discurso feito por Trump a seus apoiadores, pouco antes da invasão, teria incentivado as ações violentas, que provocaram cinco mortes.

Mais cedo, representantes republicanos na Câmara dos Deputados rejeitaram que o Congresso enviasse um pedido da maioria democrata ao vice-presidente Mike Pence para que ele acionasse a 25ª emenda, afastando Trump da presidência dos EUA. Como houve objeção, a recomendação da Câmara será reavaliada nesta terça-feira (12) com a presença de todo o plenário. A decisão pela 25ª emenda não é tomada pelo Legislativo. Ela precisa ser acionada por Pence com o apoio da maioria dos membros do gabinete presidencial.

Ratificado em 1967, o instrumento legislativo pode ser invocado quando o presidente se mostra incapaz de desempenhar suas funções por uma doença física ou mental. A ação é cabível de contestação por parte do presidente, em uma carta redigida ao Congresso. A remoção permanente do mandatário necessita da aprovação da maioria de dois terços do Congresso.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Mercado Gaúcho 2

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS