Dom Feliciano


Lançado oficialmente o vídeo do Tradicionalista Marcelo Lopes Rayher de Dom Feliciano, “Por entre os contos e o Folclore”

O projeto foi gravado em pontos culturais do município como o CTG Dom Feliciano e a Casa da Cultura do Imigrante.
15/01/2021 Prefeitura Municipal de Dom Feliciano

O Projeto contemplado pelo MTG (Movimento Tradicionalista Gaúcho), e que foi o 28° selecionado, traz ao público uma visão Folclórica e cultural do Livro “Contos Gauchescos” de João Simões Lopes Neto. 

A proposta do projeto tem como base o enriquecimento cultural da população domfelicianense quanto a historia do autor João Simões Lopes Neto, nascido em Pelotas (1865 - 1916) e sua obra “contos gauchescos “ proporcionando assim a comunidade, uma forma de entretenimento e valorização da cultura e folclore da região Sul do Estado em tempos de pandemia, agregando conhecimento de nosso regionalismo e formação cultural do povo do Rio Grande do Sul, montando entretenimento para os tempos de isolamento social.

O projeto foi realizado em vídeo, narrado pelo domfelicianense Marcelo Lopes, com uma visão folclórica e cultural do livro, possuindo comentários e análise da vida do gaúcho de antigamente, seus usos, costumes, vocabulário e comportamento na sociedade da época, com uma linguagem e abordagens leves, despertando o interesse pela leitura das obras da literatura regional do Rio Grande do Sul.

O Vídeo foi gravado em pontos culturais do município de Dom Feliciano, despertando o interesse e a frequentação destes espaços futuramente (pós pandemia). O locais foram: CTG Dom Feliciano, espaço cultural de preservação da cultura Gaúcha, e a Casa da Cultura do Imigrante, espaço que preserva a cultura do povo colonizador da cidade e abriga a Biblioteca municipal onde possui um vasto acervo da literatura gaúcha disponível gratuitamente a população.

Recentemente Marcelo e membros da Patronagem estiveram no Gabinete do Prefeito apresentando o vídeo e comentando sobre o projeto contemplado.

De acordo com o tradicionalista, mesmo tendo sido escolhido, a ideia nunca foi se auto promover, mas sim fazer a união dos dois pontos culturais como CTG e Casa da Cultura e assim divulgar o município e a tradição gaúcha.

Marcelo conta que gostou muito de participar do projeto, devido ao reconhecimento, elogios e apoio que recebeu.

Assista ao vídeo na íntegra no link abaixo

https://youtu.be/tLiSWcOj3V8

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhsuper serrano

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS