Chuva derruba árvores e causa alagamentos em cidades do RS
A chuva que atingiu cidades do Rio Grande do Sul no domingo (24) teve um volume menor do que era previsto e durou poucos minutos, mas ainda assim causou estragos. Em Porto Alegre foram registradas ocorrências principalmente nas zonas Leste e Norte.
De acordo com a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), semáforos ficaram fora de operação, postes e fios caíram em vias e árvores não resistiram com a força do vento.
Ainda na manhã desta segunda-feira (25), equipes trabalham para retirar os galhos das árvores das calçadas de ruas.
O Observatório Espacial Heller&Jung, em Taquara, registrou a chegada do temporal na Região Metropolitana de Porto Alegre, por volta das 16h de domingo. O céu escureceu e muitos raios iluminaram o céu.
Segundo a Somar Meteorologia, foram 49 raios nuvem-solo que atingiram a Capital.
Apesar do tempo fechado, os volumes acumulados não foram altos. Em Porto Alegre, choveu 14mm, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia.
Em Glorinha, cidade que fica a 50 km da Capital, a queda de granizo assustou os moradores. Pedras de gelo provocaram estragos em lavouras que ainda estão sendo contabilizados, e moradores também chegaram a ficar sem energia elétrica após o temporal.
Em Tapejara, no Norte do estado, a chuva causou alagamentos em diversas ruas da cidade. Segundo os Bombeiros Voluntários, foram registradas também quedas de árvores, postes e falta de energia.
Mais de 70 mil litros de água foram usados para auxiliar empresários e moradores na limpeza da área alagada.
Previsão do Tempo
A semana deve ser marcada por chuva no Rio Grande do Sul. De acordo com a Somar Meteorologia, os acumulados devem ficar próximos dos 100 milímetros na maior parte do estado. Queda de granizo e temporais também não estão descartados.
Além da chuva, as temperaturas seguem altas no início dessa semana por causa do vento que sopra do quadrante norte, trazendo calor.
Para esta segunda, são esperadas pancadas de chuva e trovoadas em todas as cidades abaixo:
Porto Alegre: Máxima de 33°C
Pelotas: Máxima de 32°C
Caxias do Sul: Máxima de 28°C
Santa Maria: Máxima de 36°C
Santa Rosa: Máxima de 31°C
Erechim: Máxima de 28°C
Uruguaiana: Máxima de 35°C
Torres: Máxima de 29°C
Rio Grande: Máxima de 28°C
Mostardas: Máxima de 28°C
Passo Fundo: Máxima de 27°C
Bagé: Máxima de 34°C
Tramandaí: Máxima de 30°C
Xangri-Lá: Máxima de 29°C
Capão da Canoa: Máxima de 30°C
São Borja: Máxima de 34°C