Agricultura


RS: área semeada de arroz cresce 1,2%

Números mostram que não haverá supersafra
11/02/2021 AgroLink / Eliza Maliszewski

O Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga) divulgou os números finais da semeadura da safra 20/21 de arroz no Rio Grande do Sul. A área totalizou 944.841 hectares, um crescimento de 1,2% em relação à área colhida na safra passada (933.168).

Entre as cultivares mais utilizadas, 64,75% foram desenvolvidas pela Divisão de Pesquisa da autarquia. A IRGA 424 RI foi a mais utilizada, representando 51,42% deste total: mais de 485 mil hectares no Estado. Em relação à soja em áreas de rotação com arroz, o crescimento foi de 7,4%, totalizando 366.409 hectares semeados nesta safra.

“Nossa meta é aumentarmos ainda mais essa participação. Porque temos condições, temos um excelente corpo técnico, profissionais de primeira linha. E vamos trabalhar para não perder esses profissionais e ainda tentar trazer outros bons profissionais para o corpo técnico do Irga, dentro de um Plano de Negócios, um programa inédito que ainda estamos elaborando”, comentou o presidente do Irga, Ivan Bonetti.

O levantamento é minucioso realizado em 38 núcleos espalhados pelas seis regionais, com responsáveis por apurar os dados em cada um dos municípios. 

O diretor comercial, João Batista Gomes, destaca que, de acordo com os dados, é posssível dizer que não haverá uma supersafra. “Levando em conta uma produtividade semelhante à do ano passado, isso nos dá uma tranquilidade na questão do abastecimento do mercado. Muitos fatores irão influenciar no mercado durante o ano, como exportações, consumo, câmbio. E até a produção do mercado asiático. Isso pode gerar oportunidades para o Brasil exportar e temos que estar preparados”, completou Gomes.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhwolce

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj arwolce

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS