Agricultura


Fetag-rs classifica Negociação do Preço do Fumo como “Desrespeitosa” por parte das Indústrias

Os últimos encontros para tratar do assunto não têm acabado em consenso, mas sim gerado um clima de discórdia entre as partes
22/02/2021 Portal ClicR

Os produtores de tabaco vivem de incertezas a cada safra e uma delas tem sido o preço de comercialização da produção, que é definido por meio de negociações entre empresas fumageiras e entidades representativas dos produtores, a partir de cálculos do custo de produção, variação cambial, entre outros fatores que balizam a tabela de preços.

Os últimos encontros para tratar do assunto não têm acabado em consenso, mas sim gerado um clima de discórdia entre as partes. Nesta semana a Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul -FETAG-RS emitiu uma nota que afirma que o preço pago pelas indústrias ao produtor pela safra 2020/2021 está abaixo do custo de produção e que a negociação do preço é “desrespeitosa”.

Confira a nota na íntegra

“A Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Rio Grande do Sul -FETAG-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais vêm a público prestar esclarecimentos sobre a negociação entre as entidades representativas dos produtores de tabaco e as indústrias sobre o preço pago ao produtor pela safra 2020/2021.

A negociação do preço do tabaco ano após ano traz decepção aos produtores, visto que as indústrias não valorizam o trabalho e a produção das famílias. Neste ano, as indústrias apresentaram uma tabela de negociação com valores de reajuste abaixo do custo de produção. Vale ressaltar que o custo de produção apresentado foi construído pelas empresas, de acordo cm suas referências de mercado. Neste aspecto, o custo de produção elaborado pelas entidades representativas dos produtores não foi levado em consideração na negociação.

Para reforçar o descaso com os produtores, uma das empresas apresentou tabela desproporcional, pressionando as entidades para assinarem o protocolo de negociação condicionando a uma proposta de reajuste maior, sendo que se as entidades não assinassem, o reajuste diminuiria.

A FETAG-RS não concorda com a atitude das empresas, vendo como forma de desrespeito as propostas colocadas à discussão, pois elas não dialogam com a realidade vivenciada pelos produtores. Neste mesmo aspecto, a Federação reforça que tabelas de custos de produção e reajustes diferentes entre empresas acirram o distanciamento da cadeia produtiva.

Somado a tudo o que já foi citado, as empresas reclamaram que a representação dos produtores tornou público os valores apresentados durante as negociações, como se quisessem esconder os vergonhosos valores que foram propostos. Caso considerassem os valores justos e adequados à realidade, não iram se opor à divulgação.

A FETAG-RS, por entender que o produtor é o maior interessado nesta situação, acredita que este tem o direito de saber o quanto a empresa que ele está ligado oferece pelo seu produto, sua dedicação e seu trabalho. A Federação exige respeito ao produtor e se mantêm aberta ao diálogo, desde que sejam apresentadas novas propostas que satisfaçam aos interesses das famílias que, com muito suor, produzem com excelência.

Ressaltamos que a FETAG-RS está atuando incansavelmente. Como forma de ampliar o diálogo, a Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores de Tabaco da Assembleia Legislativa foi acionada para que ajude a sensibilizar as empresas, mostrando a importância de rever seus posicionamentos.

Ainda, a FETAG-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, através da Comissão Estadual do Tabaco, seguem acompanhando a situação e exigindo que novas propostas, agora realistas, sejam apresentadas.

Ao produtor, a orientação é para que ele analise a quantidade que irá plantar na próxima safra antes de efetuar o pedido das mudas, pois este fator regula a oferta de mercado. Também é importante que o produtor acompanhe, na medida do possível, a venda de seu produto nas empresas e, caso acredite que o valor pago não está sendo justo, solicite a presença do classificador da Emater no local.

A FETAG-RS solicita que o produtor mantenha o Sindicato do Trabalhadores Rurais informado sobre o andamento das compras, pois estes elementos são fundamentais para as negociações serem efetivas.

Produtor: o sindicato é a sua casa. Procure sempre que precisar de auxílio”.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhwolce

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj arwolce

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS