Prefeitura de Dom Feliciano realiza Live para trazer informações sobre a Covid-19
No início da tarde desta quarta-feira (03), a Prefeitura de Dom Feliciano realizou uma Live em sua conta oficial do Facebook, trazendo informações sobre o tratamento da Covid-19 em Dom Feliciano. Estavam presentes na transmissão o Prefeito Clenio Boeira da Silva, o Vice-prefeito Tiago Szortyka, Secretário de saúde Raul Monteiro, Secretário adjunta de Saúde Isabel Wiatrowski e o Administrador do Hospital, Eduardo Souza.
A situação no Estado está sendo extremamente preocupante, visto que o Rio Grande do Sul atingiu a capacidade máxima de UTIs e cada vez mais, esse problema aproxima-se de Dom Feliciano, preocupando os administradores da cidade. O Prefeito relembrou que nos últimos dias, está tendo um aumento significativo nos casos de coronavírus no Município e região. Foi compartilhado que ontem (02) houve um caso específico na cidade, onde teve a necessidade de buscar um atendimento de saúde para o paciente, mas não foram encontradas vagas no Hospital de Camaquã, que está com lotação máxima.
Em relação as medidas que estão sendo tomadas, o Prefeito ressalta que está havendo uma grande fiscalização do movimento das pessoas na cidade, para evitar aglomerações e garantir que cada comércio cumpra com os protocolos. As equipes estão trabalhando durante o dia e a noite, mas também é necessário que a população faça sua parte, visto que a fiscalização não consegue estar em todos os lugares ao mesmo tempo. Ainda com relação as medidas sendo tomadas pela administração municipal, foram citadas diversas outras:
- O Hospital aumentou sua capacidade de oferecer oxigênio para aqueles que necessitarem. Para isso, novos equipamentos foram comprados.
- Os fluxos das pessoas dentro do Hospital e da Secretária de Saúde está passando por uma triagem, encaminhando aqueles com suspeita de Covid-19 para outro setor.
- Foi realizada a compra de mais um respirador para Hospital de Dom Feliciano.
- Também está sendo avaliada a possibilidade de realizar uma tenda com estrutura isolada para atender de forma única e específica as pessoas com sintomas de coronavírus, assim evitando o contágio de outros pacientes.
O Vice-prefeito destacou que, com relação a criação da tenda, o problema está em encontrar profissionais para montar uma equipe, visto que o mercado de trabalho está saturado. Foi destacado novamente que o estado passa por seu pior momento durante a Pandemia, que a administração municipal e o Hospital estão fazendo sua parte, e cabe a cada pessoa fazer a sua, evitando aglomerações e cumprindo os protocolos.
Dirigindo-se diretamente a população de Dom Feliciano, o prefeito pediu para que as pessoas se protejam, usando máscara, álcool gel, não realizando aglomerações, pois a cada dia o risco de infecção aumenta no Município e os sintomas estão cada vez mais potentes. O Covid-19 não deve ser levado como uma brincadeira, pois o risco de morte está em qualquer pessoa a partir do momento que esse vírus espalhou-se pelo mundo inteiro.
Foi destacado mais uma vez a preocupação da Administração municipal, que está em busca de mais equipamentos e estruturas, e pedido que a população tenha consciência da gravidade desta situação.
Por fim, vale explicar a população sobre a busca pelo sistema de saúde. O atendimento está sendo realizado apenas para casos de maior gravidade na parte da manhã, e na parte da tarde fica reservado para síndrome gripal e outras doenças com relação a Covid-19.