Geral


Alerta | Algas voltam a deixar água da Lagoa dos Patos com coloração verde

A floração por cianobactéria pela cor verde ou azulada é observada na superfície da água
10/03/2021 Portal ClicR
As águas da Lagoa dos Patos voltaram a apresentar uma coloração esverdeada. O fenômeno é monitorado por estudantes da unidade da UERGS em Tapes.
A floração por cianobactéria pela cor verde ou azulada é observada na superfície da água. A alta incidência de floração de cianobactérias já havia sido registrada em fevereiro deste ano nas praias de Tapes.
As microalgas e cianobactérias são naturais no ambiente, mas podem se reproduzir aceleradamente, o que os estudantes chamam de florações, em condições de altas temperaturas associado a atividades humanas que enriquecem as águas devido a descargas de esgotos domésticos industriais e fertilizantes da agropecuária.
Não se recomenda contato nem irrigação enquanto apresentar floração. As toxinas liberadas pelas cianobactérias podem causar sintomas gastrointestinais e hepáticos em humanos, como diarreia, vômito, indisposição, dor abdominal, irritação na pele.
O trabalho de monitoramento faz parte de um projeto de Pesquisa da UERGS/Tapes. Este último registro de floração ocorreu no dia 7 e 8 de março de 2021, quando foram feitas, coletas de amostras para análise.
Informações e fotos: Uergs Tapes

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Janovik materiais de ConstruçãoBetty Unhas

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS