Grande público garantiu o sucesso da I Expo Dom Feliciano
Entre os dias 31 de maio e 2 de junho, aconteceu a I edição da Expo Dom Feliciano. Nem mesmo o mal tempo atrapalhou o evento que recebeu grande público em todos os dias.
Na sexta-feira, 31, o Fórum da Agricultura Familiar abriu as atividades com o tema Sucessão Familiar na zona rural e participação ativa da juventude - alunos e alunas da Escola Catulino Pereira da Rosa e da EJR – Escola de Juventude Rural, projeto coordenado pela professora Sirlei Nunes, com o apoio da Secretaria de Educação. No encontro ficaram definidos cinco delegados que representarão o Município no Fórum Regional da Agricultura Familiar, que acontecerá em outubro, em Camaquã: Renato Stasinki, Beatriz Silva, Mara Nunes, Lorena Soares e Jonas Borowski.
Como resultado dos trabalhos em grupo, coordenados pela EMATER/ASCAR, apontaram a necessidade de visibilidade da juventude nos espaços decisórios do rural (família, associações, cooperativas, sindicatos, etc.) e questões pontuais necessárias para a promoção da sucessão rural, como comunicação – internet e telefonia eficaz, boas estradas, segurança pública, alimentação saudável, inclusão produtiva – formação, geração de renda e assistência técnica, campanhas ambientais de conscientização – uso de agrotóxicos e contaminação das águas, esporte e lazer, entre outros desafios. “Também foi apontado pela juventude o excesso de serviço braçal, revelando a necessidade de se contemplar não só atividades agrícolas – diversificação de produção, agricultura orgânica, mas também outras alternativas, como turismo rural”, considera o prefeito Clenio Boeira.
Palestrou sobre o tema - que é pauta em diversos países do mundo, o integrante da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa e deputado estadual Zé Nunes (PT).
Já no sábado as escolas municipais fizeram bonito no palco e na visitação, alunos coordenados por suas professoras, dançaram, interpretaram e interagiram com as exposições.
Além de ter diversos estandes com roupas, acessórios, lojas de empreendimentos agrícolas, automóveis e móveis houve também feira de produtos orgânicos, venda de plantas e produtos coloniais caseiros. Durante o evento, os participantes tiveram várias opções de diversão, como o parque para as crianças, exposição de carros antigos, shows, danças e concurso da melhor cuca.
Para quem que quisesse um esporte mais radical, esteve à disposição do público um helicóptero para voos panorâmicos.
E domingo foi o auge da feira, que contou com a cobertura de diversos meios de comunicação, o maior público do fim de semana e muitos expositores, sem contar a animação da Banda Knecus que embalou a festa.
Ao todo quinze produtores e produtoras rurais, integrantes do Programa Juntos Para Competir, estiveram representados na Expo Dom Feliciano com exposição de aves, caprinos, ovinos, equinos e bovinos.
Os produtores puderam durante a Expo, compartilhar conhecimentos adquiridos e efetivados em novas genéticas e manejos diferenciados.
De acordo com o Prefeito Clenio Boeira foi uma alegria imensa tirar do papel e da gaveta este sonho que desde o início de seu governo fazia parte do plano de trabalho, mas que devido às dificuldades financeiras não pode ser colocado em prática antes. “Hoje vendo todo esse movimento, e a satisfação dos expositores tanto do comércio como dos produtores, vamos parar para avaliar os erros e acertos desta primeira edição, caprichar e se dedicar ainda mais para Expo 2020”, completa Clenio.