Outono deve ser de altas temperaturas e poucas chuvas no Rio Grande do Sul
O outono começou nesse último sábado (20). E as altas temperaturas e chuva escassa devem continuar por um bom tempo. Mas como será a estação no Rio Grande do Sul neste ano?
O verão foi marcado por temperaturas altíssimas e pouca chuva. A estação mais quente do ano foi influenciada pelos efeitos do La Niña, que causa o esfriamento das águas do Oceano Pacífico. Com isso, a água evapora menos, formam-se menos nuvens e há menor precipitação. E o outono deve continuar sob influência do mesmo fenômeno.
“Nós vamos ter chuvas? Claro que sim. Agora, a partir do outono são as frentes frias as maiores responsáveis pelas chuvas aqui no estado. Mas em anos que ainda tem um pouquinho, mesmo que fraca a atuação da La Niña, essas frentes frias passam mais costeiras pelo estado e menos continentais. Então acaba que chove menos aqui no estado”, explica a meteorologista Cátia Valente.
O volume de precipitações deve atingir, no máximo, a normalidade para o período, mas com tendência a ficar abaixo da média. Por conta disso, a expectativa é de que as temperaturas permaneçam altas até a metade do mês de maio, pelo menos.
“No início do outono ainda vamos ter aqueles dias mais quentes e a medida que vai se aproximando o inverno, as massas de ar frio vão entrando e vão diminuindo as temperaturas”, destacou Cátia.
Após a segunda quinzena de maio, a tendência é de queda nas temperaturas com a chegada de massas de ar frio mais intensa e possibilidade de episódios de geada.