Campanha incentiva o consumo do trigo gaúcho no Rio Grande do Sul
A Secretaria de Agricultura e a Emater do Rio Grande do Sul lançaram nesta semana uma campanha de valorização do trigo gaúcho. O objetivo é incentivar a produção e o consumo do cereal no estado.
Por muito tempo, o trigo no Rio Grande do Sul era produzido mais para biscoito do que para pão, pois tinha uma demanda muito maior. Isso fez com que os gaúchos buscassem o grão de fora do estado. Com o passar do tempo, a produção melhorou e o trigo gaúcho se tornou referência.
“Tem todo um crescimento no conhecimento e no melhoramento desses 30 anos que nos permitiram chegar aqui hoje. Também é importante dizer que não paramos aqui, pois tem mais para evoluir. Tenho certeza que, onde nós chegamos hoje, já é motivo para a gente comemorar e se orgulhar do trigo gaúcho e é bem por isso da campanha”, afirmou o diretor da Biotrigo Genética, André Cunha Rosa.
Com o slogan “O Trigo Gaúcho! É Bom, É Gaúcho, É Nosso!”, a campanha de valorização do grão foi lançada no último final de semana. Além de incentivar a produção, o intuito da campanha é incentivar o consumo pelos gaúchos.
“Além de melhor qualidade, o trigo gaúcho é mais econômico para o nosso consumidor. Então é importante que o nosso usuário, na medida que ele tenha possibilidade, ele possa dar preferência para consumir e valorizar o trigo gaúcho que possibilita emprego para os gaúchos, paga imposto para o nosso governo e nos retorna em saúde e educação”, destacou Rosa.
No Rio Grande do Sul, em 2020, foram cultivados 995 mil hectares de trigo, conforme dados da Emater. Para 2021, as expectativas são otimistas e a tendência é que o plantio aumente entre 10 e 20% em relação ao ano passado.