Geral


Abertura de empresas no Rio Grande do Sul cresce 48% no primeiro trimestre

Microempreendedores individuais continuam ocupando maior parte do total de novos negócios
03/05/2021 O Sul

Dados da JucisRS (Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul) registraram a abertura de 64.202 empresas (incluindo MEIs – microempreendedores individuais) no primeiro trimestre de 2021 no Estado.

Esse número representa o maior aumento em quantidade dos últimos três anos, sendo registrada uma alta de 40% entre 2019 e 2021 e 48% entre 2020 e 2021. Considerando o histórico, o RS teve um crescimento recompensante na quantidade de empresas abertas no primeiro semestre, em comparação entre 2019 e 2021.

No primeiro trimestre, foram criadas 64.202 empresas em solo gaúcho, ante 43.239 no mesmo período de 2020, quando a crise sanitária ainda não havia desembarcado com força no país. Em um recorte dos últimos cinco anos, 2021 apresenta o maior total de abertura de novos negócios nesse espaço de tempo.

Os microempreendedores individuais, que têm o processo de abertura centralizado pelo governo federal, continuam ocupando a maior parte desse volume, com 82,4% do total. Esse movimento é percebido desde que esse tipo de empresa começou a operar, em meados de 2009, e vem ganhando força nos últimos anos.

A presidente da JucisRS, Lauren Momback, afirma que, além do enfrentamento ao desemprego por parte dos trabalhadores, movimentos do governo do Estado na simplificação de processos, como a isenção de taxa para a constituição de alguns tipos de empresa, também ajudam a explicar parte dessa elevação. Segundo Lauren, esse conjunto de fatores também criou ambiente para as pessoas saírem da ilegalidade.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Janovik materiais de ConstruçãoEstação Beleza

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS