Geral


Secretaria da Saúde do RS suspende a imunização de gestantes com a vacina de Oxford

A medida, que também foi tomada em outros Estados brasileiros, segue orientação da Anvisa
12/05/2021 O Sul

A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul emitiu, nesta terça-feira (11), um informe técnico do Programa Estadual de Imunizações suspendendo temporariamente a vacinação de gestantes com o imunizante de Oxford/AstraZeneca.

A medida, que também foi tomada em outros Estados brasileiros, segue orientação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) até que seja completado o monitoramento de eventos adversos notificados. As gestantes que já realizaram a primeira dose com essa vacina devem aguardar novas informações com relação à aplicação da segunda dose.

A SES aguarda nova orientação do Ministério da Saúde quanto a questões como a continuidade da vacinação para esse público, se a suspensão também deve ser estendida para as puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias) e se poderá ser mantida a vacinação desse público com doses de outros fabricantes.

O Programa Estadual de Imunizações também emitirá novas notas, esclarecendo sobre o assunto, assim que outras diretrizes forem definidas. Segundo o governo gaúcho, até agora ainda não foi notificado nenhum evento adverso grave em gestantes no Rio Grande do Sul.

Em nota, a AstraZeneca afirmou que “mulheres que estavam grávidas ou amamentando foram excluídas dos estudos clínicos” da vacina. “Os estudos em animais não indicam efeitos prejudiciais diretos ou indiretos no que diz respeito à gravidez ou ao desenvolvimento fetal”, afirmou o laboratório.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Janovik materiais de ConstruçãoEnfermeira Pâmela

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS