Saúde e Bem Estar


Vitamina D contribui no combate à osteoporose

A vitamina D é benéfica para os ossos, sistema imunológico e cardiovascular
27/05/2021 O Sul

Você sabia que a vitamina D é umas das mais importantes para o bom funcionamento do corpo? Poucas pessoas sabem de que forma ela atua no organismo. A vitamina D é benéfica para os ossos, regula o crescimento, age no sistema imunológico, cardiovascular, nos músculos, metabolismo e até mesmo na insulina.

Além disso, outra vantagem é a proteção dela para os ossos que sustentam o corpo e órgãos vitais. A osteoporose ataca justamente os protetores, deixando eles frágeis e mais propensos a fraturas. O cálcio é uma composição básica e fundamental que pode ser encontrado em alimentos como peixes e frutos do mar, carne, ovos, leite e derivados.

A osteoporose e o raquitismo são doenças que o organismo desenvolve devido a falta da Vitamina D, mas antes de chegar a esse ponto os médicos recomendam suplementos necessários como o colecalciferol, indicado para a prevenção e tratamento auxiliar da osteoporose.

Segundo a Dra. Fátima Turbini, dermatologista, a principal causa da deficiência deste tipo de vitamina é a falta de tomar sol. “Uma exposição moderada aos raios solares de 10 a 15 minutos por dia no início da manhã e final da tarde é o ideal para absorver os nutrientes que o organismo precisa. Estamos em vantagem por viver em um país tropical em que a maior parte do ano tem e a presença do sol”, explica a médica.

Vale ressaltar que a absorção e a produção de vitamina D podem ser prejudicadas em função de algumas doenças como a insuficiência renal, lúpus, doença de Crohn e celíaca. A deficiência de vitamina D no organismo pode ser identificada por meio do exame de sangue chamado 25(OH) D e acontece quando registra níveis menores do que 20 ng/mL.

O que é a osteoporose

A osteoporose é uma doença em que há diminuição da massa óssea, o que faz com que os ossos fiquem mais frágeis, aumentando o risco de fratura. Na maioria dos casos, a osteoporose não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas, sendo o diagnóstico realizado após a ocorrência de fraturas, por exemplo.

A osteoporose é muito associada ao envelhecimento, uma vez que com o passar dos anos o organismo perde progressivamente a sua capacidade em metabolizar e absorver o cálcio, por exemplo. No entanto, alguns hábitos de vida também podem influenciar na ocorrência da osteoporose, como o sedentarismo, má-alimentação e o consumo de bebidas alcoólicas.

Apesar dessa doença não ter cura, o tratamento pode ser feito com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da pessoa e diminuir o risco de fraturas e de doenças associadas. É importante que a pessoa tenha um estilo de vida saudável, com a prática de exercícios físicos regular, além de também poder ser recomendado pelo médico o uso de suplementos ou medicamentos que ajudam no processo de reabsorção de cálcio e formação da massa óssea.

Sintomas da osteoporose

A osteoporose é na maioria das vezes assintomática e, por isso, costuma ser identificada através de fratura de algum osso após um leve impacto, por exemplo. Além disso, pode ser indicativo de osteoporose a diminuição da estatura em 2 ou 3 centímetros e a presença de ombros caídos ou de corcunda. Saiba como identificar a osteoporose.

A partir da avaliação dos sintomas, o médico pode indicar a realização de um exame de imagem que indica a perda de massa óssea, a densitometria óssea. Esse exame pode ser realizado anualmente ou a cada 2 anos após o diagnóstico da osteoporose para ajuste da dose do medicamento.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS