Saúde e Bem Estar


Estados Unidos aprovam injeção contra obesidade

A Wegovy é a primeira droga aprovada para controle crônico de peso em adultos com obesidade ou com sobrepeso desde 2014
08/06/2021 O Sul

A Food and Drug Adminstration (FDA) — agência federal dos Estados Unidos que regula a aprovação de medicamentos — autorizou o uso de um fármaco injetável para o tratamento da obesidade. Conhecido oficialmente por Wegovy, a injeção da farmacêutica dinamarquesa Novo Nordisk pode ser uma aliada na perda de peso, quando acompanhada de mudanças alimentares e de uma rotina de exercícios. O medicamento era, inicialmente, adotado para o tratamento de diabetes tipo 2.

A Wegovy é a primeira droga aprovada para controle crônico de peso em adultos com obesidade ou com sobrepeso desde 2014, segundo o comunicado divulgado pela FDA. Para esta finalidade, o ingrediente ativo do medicamento, a semaglutida, afeta um hormônio chamado peptídeo-1 — semelhante ao glucagon 1 (GLP-1) — e, dessa forma, aumenta a produção de insulina. Além disso, o composto parece suprimir o apetite, segundo a agência reguladora.

Obesidade nos EUA

“Aproximadamente 70% dos adultos americanos têm obesidade ou sobrepeso. Ter obesidade ou sobrepeso é um sério problema de saúde associado a algumas das principais causas de morte, incluindo doenças cardíacas, derrame cerebral e diabetes, e está relacionado a um risco aumentado de certos tipos de câncer”, explicou a agência sobre a importância de novos tratamentos para essa condição.

“A perda de 5% a 10% do peso corporal através de dieta e exercícios foi associada a um risco reduzido de doenças cardiovasculares em pacientes adultos com obesidade ou sobrepeso”, destacou. No entanto, poucos medicamentos já foram aprovados no país para o tratamento da condição, como orlistat (que pode diminuir a quantidade de gordura que o corpo absorve) ou ainda o qsymia (que promove a perda de apetite). Vale lembrar que o uso de qualquer medicamento deve ser prescrito e acompanhado por um médico.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS