Educação


Enem divulga resultado preliminar de pedidos de isenção da taxa

Candidato que discordar da avaliação poderá apresentar recursos entre 14 e 18 de junho. Inscrições abrem em 30 de junho
09/06/2021 O Sul

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulga nesta quarta-feira (09) o resultado preliminar dos aprovados nos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2021. Com isso, farão a prova gratuitamente. Para os demais, custo da taxa é de R$ 85.

O resultado sairá na Página do Participante, no endereço https://enem.inep.gov.br/participante. O candidato que discordar da avaliação poderá apresentar recurso entre 14 e 18 de junho. A resposta sai em 25 de junho.

O Inep alerta que, mesmo candidatos que tiveram a isenção aprovada precisam se inscrever no exame. As inscrições abrem em 30 de junho e seguem até 14 de julho. Quem teve isenção na edição anterior, mas faltou à prova, precisou justificar a ausência para continuar tendo acesso ao benefício.

Deputados tentaram sugerir ao MEC (Ministério da Educação) que a isenção fosse estendida a todos que se enquadram nos critérios, sem considerar a ausência no Enem 2020. A Defensoria Pública da União também enviou recomendação ao governo neste sentido, mas os pedidos não foram acatados.

Na edição de 2020, o Enem teve recorde de abstenção – mais da metade dos candidatos (55,3%) não compareceram à prova impressa. Na versão digital, o índice chega a 71,3%. Parlamentares e Defensoria viram nos números um reflexo da pandemia e defenderam que fossem adotadas “medidas excepcionais” nesta edição, para facilitar o acesso dos estudantes ao ensino superior.

A nota do Enem é usada para disputa de vagas em universidades públicas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e também é critério para programas de acesso ao ensino superior privado, como o Prouni, que oferece bolsas de estudo, e o Fies, que concede crédito para pagar mensalidade com juros zero ou reduzidos.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhwolce

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakdj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS