Geral


Saiba quem consultou seu CPF e entenda como evitar fraudes

Solicitação pode ser feita pelo site da Serasa e relatório são gerados em 24 horas
10/06/2021 O Sul

A Serasa lançou nesta quarta-feira (9) um serviço gratuito para que consumidores verifiquem quais empresas consultaram seu CPF ou CNPJ. Segundo Serasa, o relatório pode ajudar a evitar golpes e uso de dados sem consentimento do consumidor.

As consultas não reconhecidas pelo usuário podem ser indício de fraudes em nome do consumidor já que empresas fazem o procedimento no momento de concessão de crédito, por exemplo.

A solicitação pode ser feita pelo site e em 24 horas o usuário recebe um relatório com as informações sobre consultas ao seu documento nos últimos 24 meses.

O relatório permanece disponível para consulta por até seis meses com informações como o nome da empresa que realizou a busca, parte do CNPJ dela e quando a consulta foi feita.

“As informações podem ajudar os consumidores a saberem se alguma empresa com a qual não teve relação consultou seu CPF, o que pode ser um indício de fraude”, afirma Felipe Barone, gerente de Produtos da Serasa.

Por que meu CPF/CNPJ foi consultado?

Segundo Felipe Barone, existem vários motivos pelos quais algumas empresas consultam um CPF/CNPJ, entre eles, quando empresas de concessão de crédito desejam saber a situação financeira do titular do documento; quando produtos serão vendidos de forma parcelada ou com pagamento em cheque; e ao renovar o seguro da casa ou do carro, por exemplo.

O que fazer caso não reconheça uma consulta?

Caso desconheça alguma ação que justifique uma consulta ao seu CPF/CNPJ, isso pode indicar uma situação de risco. Nesse caso, o mais indicado é entrar em contato com a empresa que verificou o documento, informar que a consulta foi feita sem o seu consentimento e solicitar detalhes.

“Nós recomendamos o contato com a empresa para que o consumidor saiba se há um processo de concessão de crédito em seu nome em andamento e peça para que este seja interrompido porque pode tratar-se de um fraude”, destaca Barone.

Em um levantamento de novembro de 2020, a Serasa percebeu que 39,3 milhões de brasileiros afirmaram espontaneamente já ter sido vítimas de fraude financeira e 36% das pessoas que sofreram com esse problema afirmaram não ter tomado nenhuma ação formal. Entre quem tomou, a principal ação foi entrar em contato com o intermediador.

Confira o passo a passo para a consulta

Passo 1: Acesse o site da Serasa e faça o login. Se não tiver uma conta, é só criar de forma rápida e gratuita;

Passo 2: Na aba “Meu CPF”, acesse a opção “Consultas ao seu CPF” ou “Consultas aos seus CNPJs”;

Passo 3: Clique em “Solicitar meu relatório”;

Passo 4: Solicitação confirmada;

Passo 5: Confira seu relatório em nosso site após em 24h.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Janovik materiais de ConstruçãoEnfermeira Pâmela

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS