Geral


China divulga imagens coloridas da superfície de Marte

Imagem panorâmica mostra um terreno plano e pedregoso
11/06/2021 O Sul

A CNSA (Administração Espacial Nacional da China) divulgou nesta sexta-feira (11) uma imagem panorâmica de 360 graus e duas fotografias coloridas da superfície de Marte e dos dispositivos da sonda Tianwen-1, que chegou ao planeta vermelho em 15 de maio.

A imagem panorâmica mostra os arredores da zona de pouso, um terreno plano e pedregoso, e foi registrada pelo veículo Zhurong. “A superfície próxima é relativamente plana, com pedras lisas, de cores claras e de diferentes tamanhos, espalhadas e semienterradas. Há um buraco no fundo com pedras mais escuras e angulares na margem”, detalhou a agência espacial chinesa.

A imagem também mostra a rampa de descida para o terreno marciano e a parte traseira do Zhurong, com painéis solares. “A abundância e o tamanho das pedras correspondem às expectativas”, diz a CNSA.

Em outra fotografia, aparece a plataforma de aterrissagem, com a rampa de descida do Zhurong e uma bandeira chinesa desfraldada. No final da rampa, podem ser vistas as marcas deixadas pelo veículo na superfície marciana, que formam um círculo.

Na terceira imagem, o Zhurong se afastou da câmara descartável, que normalmente carrega no porão, e recuou alguns metros. Assim, tanto o veículo quanto a plataforma podem ser vistos mais ao fundo.

De acordo com a agência chinesa, o módulo de órbita está em boas condições, e o veículo opera na superfície de Marte há quase 30 dias marcianos.

O Zhurong faz parte da missão chinesa Tianwen-1, que partiu para o espaço em julho de 2020 e cuja sonda de pouso atingiu a superfície do planeta em maio, na parte sul da chamada Utopia Planitia, uma planície localizada no Hemisfério Norte.

Cientistas chineses pretendem encontrar mais evidências da existência de água ou gelo no planeta e realizar pesquisas sobre a composição material da superfície e características do clima.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Janovik materiais de ConstruçãoBetty Unhas

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS