Rio Grande do Sul deve seguir com frio intenso até quinta-feira
Os próximos dias serão de frio intenso em quase todo o Brasil, assim como já observado na segunda (28) e nesta terça-feira (29), segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).
Para o Sul, o Climatempo alertou que fará muito frio em toda a região até a quinta-feira (1º), mas a partir da data as temperaturas param de baixar.
A costa do Rio Grande do Sul recebe um ciclone extratropical, mas que se afastará em alto-mar na quarta-feira (30). O frio intenso continua e com ele, há também previsão de geada. As temperaturas devem baixar mais e permanecerem assim até quinta-feira (1º).
Segundo o Epagri/Ciram (Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina), toda a região Sul registra frio intenso em razão da passagem de uma massa de ar frio de origem polar vinda da Argentina.
Segundo o Inmet, chuvas congeladas também deve continuar acontecendo nas serras gaúchas e catarinenses.
O frio intenso e os fenômenos associados estão dentro da normalidade e das ocorrências esperadas para o inverno na região.
Frio abaixo de zero no Sul do Brasil
De acordo com dados da rede de estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia, a menor mínima nesta terça (29) no Rio Grande do Sul foi em São José dos Ausentes com -2,9ºC. Em Santa Catarina, a menor marca se deu no alto do Morro da Igreja, entre Bom Jardim da Serra e Urubici, com -7,5ºC. General Carneiro, no Paraná, teve -3,9ºC. Em destaque ainda as mínimas de -2,0ºC em Clevelândia (PR), Curitibanos (SC) e Campos Novos (SC), Vacaria (RS) com -1,6ºC, Rio Negrinho (SC) com -1,5ºC, Cambará do Sul (RS) que anotou -1,2ºC, Xanxerê (SC) com -1,1ºC, Major Vieira (SC) que baixou a -1,0ºC, Lagoa Vermelha (RS) e Erechim (RS) com -0,3ºC, Palmeira das Missões (RS) que teve -0,2ºC e Rancho Queimado (SC) com -0,1ºC.