Agricultura


Safra gaúcha de azeite de oliva atinge mais de 200 mil litros e conquista prêmios internacionais

Segundo o governo do RS, a olivicultura tem sido importante fator de geração de emprego, renda e desenvolvimento para muitos municípios
06/07/2021 O Sul

O azeite de oliva extravirgem – que possui propriedades anti-inflamatórias, previne doenças cardíacas, reduz o risco de diabetes, protege o cérebro, faz bem para os ossos, retarda o envelhecimento, entre outros benefícios – segue com a produção em expansão no Rio Grande do Sul.

A estimativa para a safra deste ano, segundo dados da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, é de 202 mil litros, processados por 15 indústrias em 11 municípios. Esse volume é quatro vezes maior do que a safra de 2020 – de 48 mil litros – e equivalente à de 2019. E muitos desses azeites já conquistaram medalhas de ouro, prata e platinum em concursos na Itália, Estados Unidos, Grécia, Inglaterra, Japão e Israel.

“Isso traz uma motivação para a continuidade do desenvolvimento da olivicultura no Estado. O azeite gaúcho já nasceu com qualidade, em 2012, conquistando prêmios”, ressaltou o coordenador das Câmaras Setoriais e Temáticas da Secretaria da Agricultura, Paulo Lipp João. “E o número de produtores que possuem marcas próprias de azeites continua crescendo, chegando a 46 em 2021”, completou.

Para a secretária da Agricultura do RS, Silvana Covatti, a olivicultura tem sido importante fator de geração de emprego, renda e desenvolvimento para muitos municípios, especialmente na Metade Sul do Estado.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruhsuper serrano

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

Aline Rosiakwolcedj ar

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS