Polícia


Preso em Gramado cirurgião plástico acusado de assédio por mais de 90 mulheres

A prisão ocorreu por policiais da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher de Porto Alegre
17/07/2021 O Sul

O cirurgião plástico investigado pela prática de crimes contra a dignidade sexual foi preso na noite desta sexta-feira (16), em Gramado, na Serra gaúcha. O profissional foi alvo, na última terça (13), da Operação Hipócrates, da Polícia Civil.

A ação foi deflagrada já com o relato de 12 supostas vítimas do médico, mas ao menos 90 mulheres já prestaram denúncia contra o cirurgião plástico por crimes sexuais em uma clínica localizada em Porto Alegre.

A prisão ocorreu por policiais da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) de Porto Alegre, que cumpriam mandado de prisão preventiva contra o cirurgião plástico, identificado apenas pelas iniciais K.B.,  segundo informações da Polícia Civil do Rio Grande do Sul.

Desde a deflagração da primeira fase da operação, dezenas de mulheres procuraram a Polícia Civil para fazer denúncias contra o médico. Após a publicação de vídeos em redes sociais pela namorada do investigado, diversas vítimas se sentiram coagidas pelas ameaças proferidas, bem como por outros crimes.

Com isso, foram registradas ocorrências policiais e instaurado inquérito, além da namorada do médico interrogada na quinta-feira (15).

A prisão do cirurgião foi proferida pela 2ª Vara Criminal do Foro Central da Comarca de Porto Alegre, após parecer favorável do Ministério Público. Ele foi conduzido para a DEAM de Porto Alegre, onde aguardará vagas no sistema prisional.

Operação Hipócrates

A operação teve como intuito subsidiar investigação criminal por crimes contra a dignidade sexual cometidos contra inúmeras mulheres na capital.

No decorrer da operação, na terça, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão na residência do médico, bem como em clínica de cirurgia plástica localizada no bairro Três Figueiras, em Porto Alegre.

As investigações contam com relatos de, pelo menos 90 mulheres vítimas de crimes contra a dignidade sexual ao procurar a clínica para realização de procedimentos estéticos.

Tramitam na Justiça diversos inquérito policiais, mas existem indícios de que existem inúmeras outras vítimas, apurando-se que os fatos ocorrem desde, pelo menos, o ano de 2007, sendo que o suspeito também é alvo de procedimentos administrativos junto ao Conselho Regional de Medicina do RS (Cremers), bem como demandado em ações judiciais em âmbito cível.

O Conselho afirmou em nota que “busca informações sobre os casos relatados para apurar os fatos e eventuais responsabilidades”.

Caso as acusações sejam comprovadas, diz o Cremers, que o médico pode ter seu registro profissional cassado de forma definitiva e ficar proibido de exercer a atividade no País.

De acordo com a delegada titular responsável pelo caso, Jeiselaure Rocha de Souza, o caso mais antigo que se tem conhecimento teria sido em 2001. Algumas das vítimas afirmam que foram assediadas neste ano.

As vítimas foram unânimes em relatar o comportamento lascivo do suspeito, que durante as consultas, importunava-lhes sexualmente, proferindo comentários que extrapolam a boa prática profissional e a relação médico-paciente.

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, foram apreendidos inúmeros aparelhos eletrônicos, tendo em vista a informação de que os fatos eram filmados pelo suspeito, além de efetuada a colheita de objetos de uso pessoal para posterior submissão a perícia de comparação genética, isto porque foi reportada a prática de estupro de vulnerável, uma vez que as pacientes eram sedadas para a realização dos procedimentos estéticos.

Ainda no contexto da operação, foram apreendidas armas de fogo e também está sendo verificada a procedência de animais exóticos localizados na residência do suspeito.

Um depoimento do médico, com mais de seis horas de duração, ocorreu na última quinta (15). Ele negou todas as acusações e foi liberado após prestar os esclarecimentos.

No Instagram, o profissional tem mais de 95 mil seguidores e já publicou fotos ao lado de personalidades conhecidas, como a viúva do MC Kevin, morto em maio, e a ex-BBB Jaque Khury.

Deixar um comentário

MAIS NOTÍCIAS

FACEBOOK

Closet da Bruh

NEWSLETTER

Informe seu e-mail e fique por dentro das nossas novidades!

dj arAline Rosiak

PREVISÃO TEMPO

HORÓSCOPO

COTAÇÃO AGRÍCOLA

INSTAGRAM

PODCASTS