Projeto que declara a Festa de Czestochowa como interesse cultural do Rio Grande do Sul é aprovado
A Assembleia Legislativa aprovou por votos unânimes, nessa terça-feira (03), o Projeto de Lei 545/2019, de autoria do deputado estadual Zé Nunes (PT), que declara a Festa de Nossa Senhora Czestochowa como relevante interesse cultural do Rio Grande do Sul. Ela também inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado a festividade que acontece em Dom Feliciano, em homenagem a Nossa Senhora de Czestochowa.
“Dom Feliciano é um dos principais municípios de colonização polonesa no RS. Muito além de uma festa, trata-se da comemoração, da promoção e da valorização da cultura de um povo que aqui chegou para construir o Estado do Rio Grande do Sul, de sua gastronomia e de suas tradições”, declarou Zé Nunes.
As festividades em homenagem a Nossa Senhora de Czestochowa deram início no ano de 1935.
Em Dom Feliciano, festa é tradicionalmente comemorada em 15 de agosto, com missa festiva, almoço, diversas atrações e danças. Entretanto, devido a Pandemia, o município se encaminha para seu segundo ano sem festividades.
Nossa Senhora de Częstochowa é um título católico de Maria Santíssima, consagrada como a padroeira da Polônia. É também conhecida no Brasil como Nossa Senhora do Monte Claro.
A história da Santa antes da chegada à Polônia está envolta em muitas lendas, que traçam a origem de seu quadro por São Lucas, que pintou em uma mesa de cedro na casa da Sagrada Família. Está lenda também diz que a pintura foi descoberta no ano de 326, em Jerusalém, por Santa Helena, que trouxe a imagem novamente para Constantinopla e a apresentou a seu filho Constantino o Grande.